Comandante Jefferson Schmidt e sua provável candidatura a deputado

Foto: CMB

O comandante da 7ª Região da PM, Jefferson Schmidt, não esconde de ninguém seu interesse em disputar um cargo eletivo, mas deixa claro que não é uma sangria. Foi isso que me falou na noite desta segunda-feira.

“Tenho muita vontade, sempre gostei, estou na política desde os 8 anos de idade, mas querer não é poder, ainda mais na política”, disse, para sinalizar que está analisando o cenário, mas ainda não definiu seu futuro. E que antes de qualquer decisão vai conversar com seu superior, no caso, o comandante geral da PM em SC.

Lembra que, com 52 anos, está no topo da carreira militar, que só tem dois cargos acima dele, o do comandante geral e subcomandante da PM.

Ele me explicou que justamente por ser militar da ativa, tem uma condição diferenciada na legislação eleitoral, não precisa definir partido até o final de julho, prazo das convenções partidárias. O que ele precisaria, caso queira estar apto a concorrer, é deixar o cargo de comandante até o dia 2 de abril – seis meses antes da eleição -, ocupando outro posto que não fosse de chefia na corporação. A desincompatibilização poderia acontecer 2 de junho, se o interesse fosse concorrer a algum cargo majoritário, que não parece ser o caso.

Se Schmidt concorrer será a deputado estadual e provavelmente pelo Patriota. Ele lembra que foi um dos fundadores do PEN, sigla que deu origem ao Patriota, pelo qual chegou a concorrer a deputado estadual nas eleições de 2014, quando ainda morava em Balneário Camboriú. É afinado com as ideias do presidente Bolsonaro (PL).

Caso venha, é uma candidato com potencial pelo trabalho realizado até agora. Mudou a forma da PM atuar na cidade, quando foi comandante do 10º Batalhão, incluindo nas discussões sobre a segurança pública a importância de políticas públicas de cunho social, em especial nos condomínios construídos após a tragédia de 2008, que viraram “bunkers” de traficantes, situação que tem sido mudada em alguns deles com ações sociais importantes lideradas pelo comandante.

No Patriota de Blumenau, caso ocorra a candidatura, Jefferson Schmidt terá um adversário de peso, o vereador professor Gilson, que já anunciou interesse em ser candidato.

1 Comentário

  1. Olá, Coronel Jefferson Schmidt!

    Se o senhor se candidatar a Deputado Estadual por qualquer partido que não seja o PT, apoiarei o amigo.

    Se o senhor se filiar ao PT, me esqueça! Rsrsrs…

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*