Com definição de governadores, veja quantos brasileiros cada partido comandará a partir de 2023

Foto: Estadão Conteúdo

Após o segundo turno das disputas estaduais em 12 unidades da federação neste domingo, 30, os 213 milhões de brasileiros já conhecem os representantes pelos próximos quatro anos.

O Republicanos, que elegeu Tarcísio de Freitas em São Paulo e reelegeu Wanderlei Barbosa no Tocantins, terá no comando mais de 48 milhões de brasileiros. Em segundo lugar está o PT, com mais de 30 milhões. A sigla do Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva fez os chefes do Executivo na Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.

Os petistas lideram também na quantidade de estados governados, com quatro, empatados com o União Brasil.

População governada

Com a eleição de Tarcísio de Freitas no estado mais populoso do país, São Paulo, o Republicanos lidera pela primeira vez em número de governados no país. A legenda havia reeleito Wanderlei Barbosa, no Tocantins, em primeiro turno.

Partidos que protagonizaram a corrida presidencial, o PT de Lula e o PL do Presidente Jair Bolsonaro vêm a seguir.

O Partido dos Trabalhadores governará 31 milhões de pessoas, distribuídas em quatro estados do Nordeste. Já o PL, que terá o comando de Santa Catarina e do Rio de Janeiro – terceiro em população –, chega a 24 milhões.

No total, 10 legendas elegeram governadores no pleito de 2022. No caso do Novo, apesar da vitória em apenas uma unidade da federação, bastou para que a legenda fosse a quinta em número de governados – os mais de 21 milhões de habitantes de Minas Gerais.

Com os resultados deste domingo, a sigla foi superada pelo PSDB em pouco mais de dois milhões de brasileiros. Os tucanos fizeram no segundo turno seus três únicos governadores para este mandato, no Rio Grande do Sul, em Pernambuco e no Mato Grosso do Sul.

Mais estados conquistados

União Brasil e PT saem da eleição com o melhor saldo de estados conquistados para os próximos quatro anos. Petistas governarão Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, enquanto o União Brasil ficou com Amazonas, Goiás, Mato Grosso e Rondônia – em todos os casos, por meio de reeleições.

Em seguida, PSDB, MDB e PSB terão três estados cada sob seu comando. PP, PSD, Republicanos, Solidariedade e Novo também terão chefes de Executivo.

Mudanças em quatro anos

O PSDB terminou as eleições de 2022 como líder em população governada. Ao manter o comando de São Paulo, os tucanos totalizaram 59 milhões de habitantes sob seu comando.

No pleito de quatro anos atrás, o PT também ficou na segunda posição, com 30 milhões de brasileiros. Em terceiro lugar ficou o PSC, que assegurou os governos de Rio de Janeiro e Amazonas, chegando a 21 milhões de governados.

Líder neste ano, o Republicanos (então chamado PRB) não elegeu nenhum governador em 2018.

Fonte: CNN Brasil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*