Com a presença de Carlos Moisés, Centro de Inovação é inaugurado em Blumenau

Foto: Julio Cavalheiro/Secom SC

Blumenau é a 9ª cidade a contar com um dos Centros de Inovação que integram a rede catarinense de fomento ao setor em todas as regiões. Com a presença do governador Carlos Moisés (PSL), o espaço foi inaugurado nesta quinta-feira, 17, e já conta com mais de 90% de ocupação.

A inauguração do Centro de Inovação de Blumenau é mais um peça importante que se encaixa no mapa das estruturas que estão sendo construídas em todas as regiões do Estado. Segundo o governador, a aposta no ecossistema vai ajudar Santa Catarina a se desenvolver de maneira equilibrada, descobrir talentos e novas vocações econômicas.

“Blumenau já é uma cidade inovadora, temos aqui investimentos históricos com o Entra 21 e outras parcerias com o município e a universidade. Agora, o Centro de Inovação vem para fazer a sinapse de Blumenau, região e todas as outras estruturas da rede, gerando riqueza, emprego e renda”, frisa o governador Carlos Moisés.

O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) participou do evento: “nossa cidade é referência em tecnologia e a abertura do Centro de Inovação tenho certeza que virá para fortalecer ainda mais o setor em nosso município. Um investimento importante para Blumenau e para o Estado de Santa Catarina, que impulsiona e reitera a importância do empreendedorismo e da nossa capacidade enquanto polo de tecnologia”, declarou o prefeito durante a solenidade.

A reitora da Furb, Márcia Sardá Espindola, reitera que, desde o início, a construção do CIB envolveu a participação ativa da universidade. “Nós acreditamos no projeto, na parceria e na força do conhecimento para impulsionar o setor da inovação em Blumenau e na região”, completa.

Várias lideranças políticas participaram do evento, entre elas, os deputados Ivan Naatz (PL), Ricardo Alba (PSL), Ismael dos Santos (PSD) e Laércio Schsuter (PSB).

O Centro de Inovação fica na Rua São Paulo, 3366, Bairro Itoupava Seca, no Campus 2 da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e tem uma área construída de 4,1 mil metros quadrados, com cinco andares. No térreo, a estrutura conta com uma recepção e auditório com capacidade para 150 pessoas. No segundo andar fica o mezanino com salas de reuniões e treinamentos, locais que poderão ser locados pelas empresas que estarão no CIB ou mesmo comunidade externa.

No terceiro e quarto andares estão os espaços reservados para empresas e entidades. Entre as que já garantiram seus locais estão a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), Blusoft, além de várias empresas, como a Eletro Aço Altona e Cia. Hering e a instituição bancária Viacredi. São empresas, investidores e apoiadores que terão a oportunidade de criar conexões, gerar e ampliar negócios e investimentos. O quinto andar tem sala de reuniões e área para eventos, também disponíveis para locação para a comunidade externa. A entidade gestora do CIB é o Instituto Gene.

Novo Projeto

A partir de agora, o CIB será o ponto de referência do projeto em execução do chamado Distrito de Inovação de Blumenau, que engloba uma área de 3,4 quilômetros quadrados entre os bairros Itoupava Seca e Victor Konder, onde estão centralizadas universidades, incubadora, empresas de tecnologia, coworkings e outras instituições e, estabelecimentos importantes para a unificação do ecossistema de inovação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*