CDL Blumenau discute melhorias na área central com vice-prefeito Mário Hildebrandt

Foto: CDL Blumenau

A principal entidade do comércio de Blumenau está preocupada com algumas situações que estão virando rotineiras no centro, como o crescimento da população de moradores de rua, do comércio ilegal, principalmente nos semáforos, bem como os malabares, além das feiras itinerantes e comércio na beira das estradas em geral.

Para discutir esses assuntos, a CDL Blumenau se reuniu com  o vice-prefeito Mario Hildebrandt (PSB) e pelo diretor geral do gabinete do vice-prefeito, André Espezim. Pela entidade dos lojistas estavam presentes o presidente Helio Roncaglio, o gerente-executivo da CDL, Arlindo Sehnem Filho, e o responsável pelas questões jurídicas da entidade, Angelito José Barbieri.

Roncaglio explicou  que essas situações estão ficando cada vez mais corriqueiras e prejudicam o comércio e até mesmo a população em geral. “Quando falamos do comércio ilegal nosso objetivo não é tirar o sustento de quem está ali vendendo, mas sim estabelecer uma relação justa entre quem precisa cumprir uma série de exigências e quem vende sem autorização, deixando de pagar imposto, taxas e alvarás”, afirma Roncaglio.

De acordo com o presidente, ao encontro dessa situação há a pirataria e a venda de produtos com procedência duvidosa. Além dessas práticas ilegais ocorrem nas ruas, elas também são praticadas em feiras itinerantes. “Não estamos generalizando, mas sabemos que existem sim produtos falsificados, pirateados e até mesmo roubados ou furtados sendo comercializados”, comenta.

Para combater essa ilegalidade, a fiscalização, segundo Roncaglio, é uma das principais medidas a serem tomadas. “A fiscalização, além de proteger as pessoas de produtos que podem causar danos, especialmente à saúde, é uma forma de evitar a informalidade. Quanto maior a informalidade, mais o município deixa de arrecadar. Ou seja, é um problema para todos”, ressalta o presidente.

Para o Hildebrandt, a aproximação entre o poder executivo e entidades representativas como a CDL Blumenau é sempre positiva. “Podemos discutir situações, pensar em soluções e agir juntos, contribuindo ainda mais com o desenvolvimento da nossa cidade”, destaca o vice-prefeito.

Durante a reunião, os participantes acordaram que os próximos encontros serão mais frequentes e envolverão mais setores. “Não fomos até a prefeitura apontar problemas, mas sim abordar essas situações e buscar caminhos para ajudar a resolver. O vice-prefeito foi muito atencioso e se colocou à disposição para trabalharmos juntos”, afirma Roncaglio.

Foto: CDL Blumenau

PS: da redação, a partir das informações da assessoria de imprensa da CDL Blumenau

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*