Campanha Nacional de Multivacinação encerra nesta sexta-feira

Foto: PMB

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) encerra nesta sexta-feira, dia 29, a Campanha Nacional de Multivacinação, do Ministério da Saúde (MS). A ação que iniciou no dia 1º de outubro teve como objetivo colocar em dia o esquema vacinal e aumentar as coberturas vacinais em crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Um balanço com a atualização da cobertura vacinal deverá ser divulgado após o encerramento da campanha.

Pais e responsáveis legais devem levar crianças e adolescentes até uma unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Ambulatório Geral (AG) com sala de vacina ativa. Não há necessidade de agendamento. Por uma questão sanitária, o AG Fortaleza segue aplicando somente a vacina de reforço contra Covid-19. A lista das salas de vacina está disponível em blumenau.sc.gov.br/salasdevacina.

A estimativa do MS é vacinar crianças e adolescentes que estejam com vacinas atrasadas e melhorar as coberturas vacinais, diminuindo a incidência das doenças imunopreveníveis, contribuindo para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis. É importante estar sempre atento à caderneta de vacinação, e estar com ela em mãos quando procurar a unidade de saúde.

Vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde

Entre as vacinas ofertadas pelo MS durante a campanha está a Hepatite A e B, Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Meningite e infecções por HiB), Vacina Oral Poliomielite (VOP) e Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral do Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 valente, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Tríplice Bacteriana (DTP), dT (difteria e tétano), Tetraviral (Sarampo, caxumba, rubéola e varicela), Meningocócica C e HPV.

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta