Câmara entrega dez moções de louvor em solenidade na Vila Itoupava

Foto: CMB

A Câmara de Vereadores realizou uma sessão solene itinerante na Vila Itoupava, na noite desta segunda-feira, 27, quando foram entregues moções de louvor a clubes de caça e tiro, entidades sociais, escola e lideranças daquela região. O evento, que aconteceu no Clube Caça e Tiro XV de Novembro, atendeu ao Requerimento Nº 466/2022, de autoria do vereador Ito de Souza (PL) e aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares. Além do vereador proponente, participaram da solenidade os vereadores Adriano Pereira (PT), Almir Vieira (PP), Maurício Goll (PSDB) e Professor Gilson de Souza (Patriota).

O vereador Ito de Souza entregou a primeira moção para o Clube de Caça e Tiro XV de Novembro, pela passagem dos 45 anos de fundação. “O Clube promove as importantes festas tradicionais e essa é uma justa homenagem a quem ajuda a cidade a manter a tradição. Sabemos que manter a história de um clube de 2020 pra cá não tem sido fácil, e por isso essa homenagem justa busca incentivar que a diretoria continue com essa garra”, assinalou o vereador. Quem recebeu a honraria em nome do Clube foi o presidente Anderson Siewerdt, que ao agradecer a moção em nome do Clube, falou da honra em receber a homenagem. Disse ainda que pretende estar à frente do clube até completar os 50 anos história, e depois outra pessoa dará continuidade ao trabalho. Apontou que os associados são muito presentes e que o CCT estava muito agradecido por receber a solenidade da Câmara.

Outra moção de autoria do vereador Ito foi entregue pelo parlamentar à Sociedade Recreativa Desportiva Treze de Maio, pelos 60 anos de fundação. Ito explicou que a moção está para ser entregue desde 2020, mas ainda não tinha sido possível por conta da pandemia. Lembrou que a Covid trouxe tempos difíceis para os clubes, e muitos presidentes tiraram dinheiro do próprio bolso para manter as contas. Lembrou que a sociedade homenageada realizou eventos drive-thru para poder pagar as despesas fixas e que ele sempre ajudou quanto pôde. Desejou que a sociedade esteja de portas abertas por muitos anos. “A comunidade precisa da luta de vocês, diretores de clubes, para que não morra essa linda e grande tradição que vocês promovem”. Lourival Hertel, presidente da Sociedade Treze de Maio, recebeu e agradeceu a moção de louvor. Agradeceu a todos que participam das atividades promovidas e relatou que as sociedades da região visitam umas as outras durante as festividades como forma de apoio, pois várias delas não contam com um grande número de sócios.

O vereador Ito também entregou homenagem ao senhor Engelbert Draeger, pelos serviços prestados aos clubes de Caça e Tiro e entidades sociais da Vila Itoupava. O vereador Ito assinalou que o homenageado é mais conhecido como Zico e relembrou tantas festas em que Zico trabalhou como voluntário, usando seus próprios recursos para que os eventos sejam realizados. “Aqui nessa região cada um faz um pouquinho para que a história dos clubes não morra e essa é uma pequena homenagem, de coração, a uma dessas pessoas, que é muito merecedora”. O homenageado agradeceu a moção recebida e disse que usa o dom da fala que Deus lhe deu para ajudar em tantos eventos. “Gosto de fazer esse trabalho pra que essa tradição continue, e peço a todos que nos ajudem a trazer crianças para as atividades, pois é assim que construiremos o futuro dos Clubes de Caça e Tiro”.

O vereador Adriano Pereira entregou a moção de louvor para Claudia Vendrami, pelos relevantes serviços prestados à Associação de Moradores Paulo Zingel, Paulo Zingel Filho e transversais, do Bairro Itoupava Central. Falou da satisfação em realizar a homenagem, entregue na solenidade na Vila Itoupava pela proximidade da rua Sarmento com a região da associação presidida por Claudia. relatou um pouco da história da homenageada, que com o apoio de sua família, realizou muitas ações que geraram frutos, citando conquistas importantes recentes. Claudia, ao agradecer a moção, disse que o trabalho voluntário é árduo pois nem sempre é reconhecido. “Usamos nosso tempo de lazer e nossos recursos em prol do bem para a comunidade. Quando minha filha nasceu vi a necessidade de algumas coisas para a comunidade. Me engajei na causa da associação de moradores, procurei informações e fui me desenvolvendo, buscando sempre o melhor para a nossa comunidade”, relatou.

O vereador Mauricio Goll propôs a moção para a Sociedade de Bolão Tirolês, por participar e organizar, há mais de 30 anos, a Festa do Colono da Vila Itoupava. Ao entregar a homenagem, o vereador ressaltou que o clube preserva as tradições promovendo eventos sociais e esportivos, sendo o bolão o esporte que tem mais adeptos na Sociedade. Falou sobre a importância da realização da Festa do Colono na localidade, e parabenizou todo o trabalho realizado pela Sociedade homenageada. Quem recebeu a moção foi o presidente Gerard Ruediger, que disse que está à frente da sociedade há 23 anos e reafirmou que as pessoas trabalham unidas no distrito da Vila Itoupava. Ele aproveitou a oportunidade para convidar a todos a participarem da Festa do Colono da Vila Itoupava, que neste ano será no dia 23 de julho na Sociedade de Bolão Tirolês.

O vereador Almir Vieira entregou a moção de louvor à Escola Willy Müller, localizada no Bairro Vila Itoupava, pelos 30 anos de excelente trabalho realizado na área de educação. O vereador assinalou que a escola tem uma história muito bonita e atualmente tem mais de 105 alunos do pré a 5a série. Falou da importância do educandário para essa localidade e relatou brevemente pessoas que tiveram participação na implantação da escola. “É verdadeira a forma elogiosa que a comunidade sempre se refere à escola, pois está sempre alinhada e bem administrada”, disse. Quem recebeu a moção em nome do educandário foi a diretora Patrícia Marangoni Canal, que relatou brevemente o histórico do educandário. “Ainda antes da inauguração da escola, faz parte dessa história a luta da comunidade para buscar a implantação de uma escola próxima de onde eles moravam, pois até então os alunos precisavam atravessar a rodovia”, relatou.

O vereador Gilson de Souza prestou a homenagem para o Clube de Caça e Tiro Braço do Sul, que completa 70 anos em 2022. O vereador ressaltou a relevância da existência dos clubes de caça e tiro, lamentando que o clube que ele frequentou quando criança não exista mais. “Essa homenagem é um incentivo para que esse clube não perca jamais o seu norte e continue oferecendo momentos de lazer para essa comunidade”. A moção foi entregue ao presidente Ivo Ralf Parasky, que agradeceu a honraria e relatou o trabalho em conjunto que realiza no Clube. “É uma honra servir a comunidade, fazer parte dessa história e promover essas festas tão bonitas”, disse.

O vereador Marcos da Rosa (União Brasil) é autor da homenagem ao Clube de Caça e Tiro Itoupava Rega, pelos serviços prestados aos demais clubes de Caça e Tiro e entidades sociais da Vila Itoupava. A honraria foi entregue pelo vereador Professor Gilson de Souza (Patriota), que ressaltou que esses clubes tradicionais merecem todo o cuidado por parte poder público. “É importante que a cidade mantenha esses clubes vivos, incentivando que continuem esse belíssimo trabalho mantendo a tradição”. O presidente Renato Ruediger representou o CCT no recebimento da honraria e agradeceu a lembrança. “Fico muito contente com a lembrança e carinho de todos vocês com o nosso Clube”. Ele falou do trabalho realizado e anunciou as festas que o Clube de Caça e Tiro Itoupava Rega ainda vai promover neste ano.

A vereadora Gisele Chirolli propôs a moção para a Sociedade Recreativa Desportiva Serrinha, por organizar há mais de 10 anos a “Caminhada Ecológica”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente. A moção foi entregue pelo vereador Maurício Goll, que subscreveu a proposição. Ele relatou que a Sociedade Serrinha é a mais antiga da Vila Itoupava, tendo sido inaugurada em 1896. Relatou que quando assumiu como suplente na Câmara em 2013 não conhecia a Caminhada Ecológica, e então fez o percurso. Tendo a caminhada da Vila como inspiração, buscou sensibilizar o prefeito e secretário de Turismo, que então promoveram a 1a Caminhada das Nascentes na região Sul da cidade. “Isso demonstra a importância que a Vila Itoupava tem em relação à preservação do meio ambiente. Parabéns por realizarem essa ação tão importante não só para a Vila Itoupava, mas para Blumenau”. Quem recebeu a moção em nome da Sociedade foi o presidente Milton Carlos Bahr, que contou um pouco de sua relação familiar com a Sociedade e ressaltou o sucesso das festas realizadas. Relatou que a Sociedade promoveu concurso de reis e rainhas mirins como forma de incentivo para o futuro. Ao final, lembrou que a Caminhada Ecológica acontece todo último domingo de agosto, e que já está confirmada a realização neste ano.

O presidente Egídio Beckhauser (Republicanos) é autor da moção de louvor à Sociedade Recreativa Esportiva e Cultural Comercial. A moção é subscrita pelo vereador Adriano Pereira, que entregou a honraria pela realização Festa do Colono na Vila Itoupava. O parlamentar reforçou que a Vila Itoupava é o berço da preservação da cultura germânica, e que a Festa do Colono é muito tradicional por ser realizada em uma região onde predomina a agricultura rural. Lembrou que muitos alimentos consumidos na cidade são produzidos na região da Vila Itoupava, e que a localidade merece a valorização e respeito do Poder Legislativo. Lindomar Schubber, ao agradecer a moção, frisou que as sociedades só conseguem se manter se as pessoas se fizerem presentes nas atividades. Agradeceu aos vereadores que sempre estão presentes nas festividades e convidou para a Festa do Colono, que será no dia 24 de julho na Sociedade Comercial.

Ao final, o intendente Leandro Índio da Silva falou em nome do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos). Agradeceu as lideranças presentes na solenidade e falou da honra de poder, em parceira com o Legislativo, construir as saídas que a cidade espera. Parabenizou a Câmara por reconhecer e homenagear aqueles que fazem a diferença na Vila Itoupava e ressaltou o papel das lideranças. “O Brasil não precisa de um grande líder. Precisa de vários líderes que tragam seus ideais e ajudem aqueles estão no governo a atenderem as demandas da população”, assinalou.

Fonte: CMB

1 Comentário

  1. Em época de eleições , moção de louvor vira festa .

    Alexandre , qual a empresa responsável pela fabricação das placas de louvor ?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*