Blumenau terá Semana da Língua Alemã com eventos online

Arte: divulgação

De 3 a 9 de outubro Blumenau recebe a Semana da Língua Alemã, com o objetivo de despertar o interesse para o idioma. Uma extensa programação com cerca de 30 eventos online será promovida pelas escolas integrantes do Núcleo de Língua Alemã da Acib, em conjunto com os consulados e parceiros culturais dos países que têm como língua mãe o alemão (Alemanha e Áustria). A Semana da Língua Alemã é um evento que ocorre anualmente, com a organização das embaixadas em todo o Brasil. Porém, neste ano, foi cancelado em âmbito nacional por conta da pandemia. A data de 3 de outubro foi escolhida pelo Núcleo para o início da programação por celebrar o Dia da Língua Alemã em Blumenau.

Um dos objetivos da Semana da Língua Alemã é despertar o interesse dos brasileiros para o idioma. O alemão é a língua mais falada na Europa. O evento pretende tornar o idioma, que facilita o acesso à cultura, tecnologia, ciência e inovação europeia, mais conhecido e popular para os brasileiros.

O coordenador do Núcleo de Língua Alemã da Acib e cônsul honorário da Áustria, Mauro Kirsten, ressalta que Blumenau destaca-se pela sua vocação natural para o ensino da língua. Os eventos da programação são voltados para o idioma na atualidade, com viés contemporâneo, focados principalmente nos jovens. “Com a pandemia e a impossibilidade de realizarmos eventos presenciais, pudemos ampliar a programação, trazendo palestrantes de fora do Brasil. Nosso objetivo é tratar da importância atual da língua, trazer novidades de outros países e despertar a atenção de pessoas que ainda não estão estudando alemão”, aponta.

Segundo Kirsten, há grande oportunidades acadêmicas, culturais e profissionais para quem tem conhecimento do idioma alemão. “Em Blumenau, temos diversos convênios com universidades da Áustria e da Alemanha. Os acadêmicos estudam lá fora e trazem conhecimento para cá. Além de prepararmos profissionais para trabalhar fora do país, estamos ampliando as oportunidades aqui mesmo na região, uma vez que diversas empresas precisam de profissionais que falem alemão o Brasil”, destaca.

As instituições integrantes do Núcleo de Língua Alemã da Acib são, além dos consulados da Alemanha e da Áustria, Alameda Haus, Escola Barão, Furb, ICBA, Sesc e Wizard.

Agenda

Semana da Língua Alemã de Blumenau

Data: 03 a 09 de outubro.

Programação completa aqui.

Inscrições gratuitas diretamente nas instituições participantes.

Dia da Língua Alemã

Uma lei municipal instituiu em Blumenau o dia 3 de outubro como “Dia da Língua Alemã”. A data marca também a comemoração do Dia da Unidade Alemã, com a reunificação da Alemanha Ocidental e Oriental, que aconteceu no dia 3 de outubro de 1990, reflexo da queda do Muro de Berlim, ocorrida no dia 9 de novembro de 1989.

Fonte: Acib

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta