Blumenau terá mais horários de ônibus a partir desta quarta-feira; saiba como será o funcionamento

Foto: Marcelo Martins/PMB

Nesta quarta-feira os ônibus vão circular de forma ininterrupta das 4h às 19h30, com uma pausa de duas horas, voltando 21h30 até 22h40, abrangendo aproximadamente 83% da faixa horária de atendimento que era disponibilizada antes da pandemia do Coronavírus, segundo a Prefeitura.

Este novo incremento na operação representa um acréscimo de mais de 2.970 viagens mensais em dias úteis, possibilitando mais alternativas aos usuários. Com a ampliação, nos dias de semana, a única linha exclusiva para profissionais da saúde que será mantida é a das 19h20. O aumento da escala de atendimento foi uma determinação da Prefeitura de Blumenau para a empresa concessionária do transporte coletivo no município.

Vale ressaltar que a operação aos sábados inicia às 3h45 e segue até as 13h30. Nos domingos e feriados, somente funcionam as linhas exclusivas para profissionais da saúde. As linhas existentes para este público aos sábados às 17h40 e 19h20 estão mantidas, pois não estão inseridas nas janelas disponibilizadas ao público geral. Os horários e linhas das janelas de atendimento estão disponíveis para consulta no site da Blumob.

Capacidade de ocupação dos ônibus e pagamento em dinheiro

Desde a última segunda-feira, dia 19, os ônibus do transporte coletivo no município estão autorizados a circular com até 75% da ocupação. A decisão foi tomada com base na avaliação da matriz de risco do Governo do Estado e no cenário atual dos resultados obtidos no combate à pandemia em Blumenau.
Na mesma data a operação teve o retorno do pagamento das passagens em dinheiro diretamente nos ônibus. O uso de notas e moedas nos coletivos havia sido suspenso como medida de prevenção ao contágio pelo Coronavírus.

Medidas sanitárias

O horário especial segue com o objetivo de evitar a circulação de pessoas que não necessitam do transporte para trabalho ou assuntos médicos, além de levar em consideração a capacidade de atendimento da empresa, tendo em vista a queda de arrecadação da mesma durante a pandemia.

Todos os terminais contam com ônibus de apoio, que poderão ser acionados quando a situação exigir. A inserção de veículos na operação já é uma prática adotada durante os dias de operação, pois amenizam os atrasos e evitam lotação nos ônibus.

Vale ressaltar que as medidas de prevenção continuam sendo ampliadas. Os veículos passam por higienização constante nos terminais (inclusive com aplicação de produtos desinfetantes por pulverização) e os usuários encontram suportes com álcool em gel em todos os veículos.

Fonte: da redação, com informações da PMB

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta