Adaptações é o novo projeto cultural que propõe um diálogo entre música, performance e imagem, investigando os desafios de ser autêntico em meio às pressões sociais e políticas que marcam o nosso momento vivido. Um mergulho poético e visual nas contradições do mundo contemporâneo. A sessão de lançamento será na quinta-feira, dia 25, às 20h, no Backstage Ahoy!, com entrada gratuita A classificação indicativa é 12 anos e o conteúdo tem tradução em Libras.
O vídeo-arte tem como base três composições autorais de Lucas Micheluzzi (Lóca) e a performance intensa e delicada da drag queen Eva Pepper, interpretada por Fábio Hostert. A obra explora temas como identidade, solidão e o impacto das polarizações no cotidiano, criando uma experiência audiovisual que é ao mesmo tempo visceral e poética.
Na sinopse, Eva Pepper surge exuberante em cena, ao mesmo tempo em que revela fragilidades diante do espelho. Em paralelo, um homem atravessa sua rotina silenciosa, carregando os ecos dessa presença. Entre fantasia e cotidiano, liberdade e negação, os dois universos se cruzam até o instante em que se encaram ou se fundem. “Adaptações” levanta questões urgentes: quem é dono da autenticidade? O que resta quando a maquiagem borra? Vale a pena se adaptar a qualquer custo?
O projeto dialoga com conceitos como a modernidade líquida de Zygmunt Bauman, refletindo sobre um mundo onde identidades, afetos e certezas são cada vez mais fluidos. Em meio à fragmentação e à polarização, adaptar-se pode ser condição de sobrevivência, mas também fonte de solidão e desconexão.
Para Fábio Hostert, com 30 anos de carreira no teatro e que desde 2015 pesquisa o universo da arte drag, Eva Pepper representa não apenas um personagem, mas uma ruptura com normas sociais rígidas, criando um espaço de liberdade e revelação. “Adaptações é mais do que uma obra de arte, um convite a refletir sobre as formas de existir e resistir em um mundo em transformação” destaca Hostert.
Com produção audiovisual de ODamasco, o curta se apresenta rico em camadas simbólicas e artísticas, ampliando o espaço de debate sobre autenticidade, corpo e as tensões da vida contemporânea.
O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Prefeitura Municipal de Blumenau e pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.
Ficha técnica
Título: Adaptações
Formato: Vídeo-arte
Música: Lucas Micheluzzi (Lóca)
Performance: Eva Pepper (Fábio Hostert)
Produção audiovisual: ODamasco
Serviço
O que? Sessão de Lançamento do curta vídeo-arte Adaptações
Quando? Dia 25 de setembro, às 20h
Onde? Backstage Ahoy!, Rua São Paulo, 2083, bairro Itoupava Seca, Blumenau
Observações: Entrada Gratuita e Tradução em Libras
O núcleo feminino do PP em SC está se movimentando de olho em 2022, promovendo encontros regionais. Em Blumenau vai acontecer dia 28 de novembro as 9hs , no Hotel Himmelblau, reunindo representantes do Vale […]
Um levantamento da Sala de Democracia Digital, iniciativa da FGV DAPP para o monitoramento e análise do debate público na internet, demonstrou que mesmo com alguma preocupação sobre o registro oficial de mais de 30 […]
Há 887.935 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 855.020 estão recuperados e 19.381 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta sexta-feira, 30. A Covid-19 causou 13.534 mortes no […]
Seja o primeiro a comentar