Blumenau e região passam a contar com cento multidisciplinar para pacientes com sequelas de Covid

Foto: FURB

O Centro Regional Interprofissional Especializado Pós-Covid (CRIE) está estruturado no Hospital Universitário da Furb e começou atender moradores de Blumenau e outros municípios do Médio Vale do Itajaí nesta quinta-feira, dia 26 . A solenidade de entrega oficial do espaço contou com a presença do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar (PSDB) e da reitora Marcia Cristina Sardá Espindolada, entre outras autoridades

Neste centro,  as equipes multidisciplinares irão cadastrar e monitorar os pacientes considerados recuperados e que apresentam sequelas relacionadas a doenças causadas pela Covid-19. São profissionais de áreas como enfermagem, psicologia, psiquiatria, nutrição, fisioterapia, educação física, farmácia, pneumonolgia, cardiologia, neurologia, entre outros, que serão ofertados ou indicados conforme orientação ou avaliação médica.

O prefeito Mário Hildebrandt destaca a importância do novo espaço. “O nosso compromisso sempre foi a vida das pessoas e aqui estamos concretizando mais uma conquista. Neste espaço poderemos atender 65 novos pacientes todos os meses, além de executar 915 procedimentos mensais”, ressalta.  O Centro Regional vai oferecer consulta médica com especialistas, exames complementares, atividade educativa em grupo para cuidadores, familiares e pacientes.

O agendamento das consultas e exames será feito por meio do Sistema de Regulação, de acordo com o estabelecido na Política Nacional e Estadual de Regulação. A solicitação para acompanhamento deverá ser feita na unidade de saúde de referência do usuário morador de uma das cidades que integram o convênio. A prescrição de medicamentos também vai seguir a Política Nacional de Medicamentos, respeitando os limites da REMUME de cada município.

Os pacientes que devem ter prioridade no atendimento são aqueles que estiveram internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou em enfermaria. Na seqüência da fila aparecem pessoas que precisaram de atendimento nos Prontos Atendimentos dos hospitais e por fim, quem não precisou de internação mas apresenta sequelas.

A estrutura funcionará no Hospital Universitário da Furb, que está localizada na rua Samuel Morse, nº 768, no bairro Fortaleza Alta. O convênio que possibilitou a instalação do espaço é uma parceria entre a FURB, a prefeitura de Blumenau com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*