Blumenau é palco do 3º Fórum Catarinense de Arborização Urbana

Foto: Eraldo Schnaider

Nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17, Blumenau sedia o III Fórum Catarinense de Arborização Urbana, no auditório do Bloco J da Furb. O evento é destinado aos profissionais de diversas modalidades de engenharia e demais formações, assim como pesquisadores, empresas privadas e estudantes interessados no tema.

A promoção é da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), em parceria com a parceria de outras instituições, como a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU); Universidade Regional de Blumenau (Furb); Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Participam ainda da realização do fórum outras instituições, como o Curso de Engenharia Florestal da Furb, Arboran – Soluções em Arborização Urbana, Associação de Engenheiros Florestais do Vale do Itajaí (AEFVALE) e Jardim Arte Blumenau.

O prefeito Mário Hildebrandt destaca a importância do evento principalmente na preocupação com o meio ambiente. “Mais de 60% do nosso território conta com cobertura vegetal. Mas isso precisa avançar ainda mais no que diz respeito ao processo de arborização urbana e com a nossa universidade, que já iniciou este trabalho, isso será mais ágil. Ou seja, graças a esses estúdios será possível fazer o plantio de árvores mais adequadas à região, levando em conta ainda os locais mais corretos ao plantio. Tudo isso pra que não haja transtornos como problemas na energia elétrica em função do crescimento da planta, por exemplo”, diz.

Proposta

Entre as atividades estão palestras com a participação de profissionais referências em arborização urbana e seis minicursos com o objetivo de promover discussões acerca das atividades relacionadas à arborização urbana.

O fórum tem como proposta também apresentar exemplos do que vem sendo aplicado nos municípios das diferentes regiões do Estado, para que se possa conhecer os exemplos positivos, além de avaliar as dificuldades e propor soluções para uma gestão qualificada da arborização urbana no Estado.

A programação completa do fórum podem ser acessadas neste link.

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*