Banda Municipal São Pedro e Coro Misto Santa Cecília recebem título de patrimônio cultural e imaterial do município de Gaspar

Foto: arquivo PMG

Na próxima segunda-feira, 25, acontece o concerto comemorativo e entrega da declaração de patrimônio imaterial e cultural para a Banda Municipal São Pedro e Coro misto Santa Cecília. A apresentação está marcada para as 20h, na Igreja Matriz São Pedro Apostolo.

O processo para tornar os grupos um patrimônio cultural do município foi iniciado já em abril do ano passado, com uma indicação na câmara de vereadores. Depois disso, passou por um processo de resgate de arquivos históricos e organização de documentação e por fim, foi aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura. A aprovação aconteceu através da lei municipal n°72, o titulo é concebido para entidades que são relevantes para o município. A diretora de cultura, Neida Beduschi, lembra da importância da conquista: “Essa declaração é muito importante, porque o município reconhece o trabalho artístico e cultural que essas entidades desenvolvem para Gaspar. Esse reconhecimento mostra que todos esses anos eles fizeram trabalhos relevantes pra toda a comunidade”, destacou.

Neste ano, a banda e o coro completam 73 e 121 anos, respectivamente. Ao longo dos anos desempenharam um papel importante na história do município. A banda foi criada em 16 de junho de 1946, por iniciativa do Frei Godofredo Sieber. Com o objetivo de propagar a cultura e promover apresentações, participando de animações de eventos comunitários, desfiles cívicos e concertos.

Já o coro foi criado em 1898, quando padres franciscanos atuavam na comunidade de Gaspar. O coro inicialmente tinha como objetivo participar de solenidades litúrgicas da Igreja São Pedro Apostolo, porém ao longo dos anos outros estilos e técnicas musicais foram sendo incorporados ao repertório. Atualmente o grupo também se apresenta em concertos e em eventos.

Hoje em dia, os dois grupos atuam juntos como uma entidade cultural sem fins lucrativos e realizam semanalmente ensaios no salão do Cristo rei. Os ensaios do coro ocorrem toda terça-feira das 19h até às 21h e os da banda as quarta-feira no mesmo horário.

Fonte: Comunicação PMG

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta