Balanço do mandato em 2019: vereador Bruno Cunha (PSB)

Foto: CMB

Querido cidadão Blumenauense, quando tive a oportunidade, com 4.829 votos, de chegar na câmara de vereadores, assumi um compromisso. Não fazer situação por situação ou oposição por oposição, mas ter uma posição que é a CIDADE DE BLUMENAU.

Nós dizíamos, e parecia uma utopia, que faríamos um mandato com respeito pelo SEU dinheiro. Escolhendo pela população e não pelo partido ou pelo governo. Aqui estamos, não foi fácil. Foi um ano muito difícil, fomos retirados das principais comissões da Câmara. Votamos em favor do FGTS dos professores públicos e contra o aumento do IPTU na cidade. Abraçamos causas como a da ambulante Dona Dora, dos PCDs, como a Central de Intérpretes e das parcerias entre poder público e a iniciativa privada. Utilizamos o mínimo possível da verba disponível para administrar o gabinete, abrimos mão de utilizar carros alugados com motorista pela Câmara, bem como telefone celular e diárias. E fazemos questão de pensar em uma Blumenau que vá rumo ao futuro! Que se percebe como um coletivo de quase 350 mil pessoas e que precisa ter coragem para debater os temas que a farão avançar cada vez mais.

É com muito orgulho que vamos mostrar as várias áreas de atuação do mandato.
2019 foi um ano que nunca vamos esquecer!

Luta contra o Feminicídio

Foi o ano em que tivemos a condenação do responsável pela morte da Bianca Wachholz, vítima de feminicídio em nossa cidade, e com este caso, podemos reforçar que a violência contra mulher precisa ser amplamente discutida e debatida. Com esse objetivo, aprovamos na Câmara uma lei que proíbe a nomeação de condenados pela Lei Maria da Penha de assumirem cargos públicos comissionados, pedido esse que foi atendido pela prefeitura, que regulamentou a legislação por Decreto. Mas ainda, sem esquecer da Bianca, aprovamos também duas legislações como forma de homenagear e reforçar ainda mais nossa luta acerca do tema, nomeando uma praça localizada no bairro Itoupava Central como “Bia Wachholz” e também instituímos no dia 25 de julho (dia em que Bianca foi morta) como o “Dia da Luta Contra o Feminicídio – Bia Wachholz”.

Inclusão

2019 foi um ano de muitas batalhas políticas, algumas que ainda não acabaram inclusive. Como a CENTRAL DE INTÉRPRETES! Estamos em contato com a prefeitura há algum tempo, tentando viabilizar este projeto que será um grande avanço para comunidade surda do município. Temos esperança que para o próximo ano, teremos novidades!

Mutirão de Castração

2019 foi o ano do nosso primeiro Mutirão de Castração realizado em parceria com o Instituto Bem Animal. Pudemos ajudar muita gente de vários bairros de nossa cidade, além é claro de protetores de animais, castrando cães e gatos de rua, de lares temporários e também da própria população. Tudo isso com o apoio de amigos e empresários que se sensibilizam com essa causa. Ao longo deste ano, realizamos SEIS mutirões, sendo o último realizado no bairro do Garcia, e para 2020 já temos vários programados.

Campanha de Tampinhas Plásticas

2019 foi um ano de recolher tampinhas em comércios, entidades, colégios, cei’s e com nossos amigos. Foram muitas tampinhas recolhidas, separadas e vendidas. A iniciativa privada teve um papel MUITO importante nesse processo, doando e nos auxiliando a atingir esse objetivo. Todo o dinheiro arrecadado na venda destas tampinhas, foram utilizados para realizar quase 40 castrações gratuitas para pessoas carentes ou animais que se encontram em situação de rua. O que nos enche de orgulho neste projeto é ver a possibilidade de ensinar a importância da reciclagem e da sustentabilidade para população, além de conseguirmos converter o valor arrecadado para castração de animais.

Por toda Forma de Vida

Nós também comemoramos a criação do Fundo Municipal do Bem-estar Animal (FUMBEA), uma indicação que veio do nosso mandato, o fundo receberá os valores das multas por maus-tratos e abandono e o redirecionará para ações na causa animal. Além disso, uma antiga luta do nosso mandato foi atendida, que era passar a responsabilidade da Diretoria do Bem-Estar Animal para a atual SEMAS (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade). Permitindo que através da estrutura da Secretaria possam ser realizados fiscalizações sobre abandono e maus-tratos de animais, além de contar com vários servidores capacitados e estrutura para atender essas demandas.

Alimentos/Bebidas para Celíacos, Diabéticos e Intolerantes na Oktober

2019 foi um ano em que a gente pode garantir, mais uma vez, que pessoas com restrições alimentares possam participar da nossa Oktoberfest com mais respeito e inclusão.

Fogos de Baixo Estampido

2019 foi o ano em que a Prefeitura de Blumenau finalmente aceitou pensar em um show de fogos de final de ano com baixo ruído. Desta forma, pensando em uma cidade mais inclusiva, respeitando idosos, pessoas acamadas, pessoas com alguma deficiência além dos animais em Blumenau.

Parcerias Público-Privadas

2019 foi o ano em que continuamos incentivando as PPP’s (parcerias público-privadas). Mostrando que realmente é possível envolver a iniciativa privada em locais públicos, gerando marketing para marcas e auxiliando o município com as manutenções. Temos como exemplo o PET PLACE da Vila Nova que ficou INCRÍVEL!

Um mandato para toda Blumenau

E teve muito mais que isso, estivemos pelas ruas de Blumenau atendendo a demandas de TODOS OS BAIRROS, tentando ajudar a população a resolver questões com a administração pública.Teve nosso gabinete aberto das 7h às 19h sem parar para o almoço NENHUM DIA! E tudo isso com um dos menores custos da Câmara. A nossa média de gastos é uma das menores da cidade. Abrimos mão do carro oficial, motorista, celular, altos custos com impressões, buscando fazer um mandato econômico e eficiente, valorizando muito o dinheiro de todos nós contribuintes. 

Vamos fazer juntos?

2019 foi um ano de muito trabalho, de alguns tropeços, mas de muito aprendizado! Nós continuamos aqui, nos esforçando ao máximo para que o nosso mandato fique marcado na história de Blumenau. Marcado como um mandato diferente, um mandato conectado por pessoas, por amor e por muita dedicação, de alguém que NÃO é um político profissional, mas que sabe contribuir para ver a cidade crescer, se desenvolver, sem jamais esquecer seus princípios e nunca desistir de uma cidade mais inclusiva e mais plural!

Isso foi 2019 e a gente te pergunta: nos ajude a fazer um ano de 2020, muito melhor que o de 2019?

– É pra lá que a gente vai!

1 Comentário

  1. O vereador é bem atuante , mas ainda não faz a fiscalização do executivo como determina a cartilha de um vereador , projetos de lei, indicações , requerimentos , ok , mas precisamos ter voz contra o desperdício de dinheiro público com cargos comissionados e regalias dentro do executivo e legislativo.
    Primeira função do vereador ( legislador) é fiscalizar o executivo e coibir práticas abusivas com os recursos públicos .

Deixe uma resposta