Audiência sobre expansão da UFSC em Blumenau debate federalização da FURB e esforços conjuntos

Foto: CMB

Era uma audiência pública de certa forma burocrática, para discutir a ampliação das atividades da UFSC em Blumenau, necessária para a oferta de  novos cursos. Mas acabou se tornando uma grande manifestação para a união de esforços em torno da criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí, sonho antigo com a federalização da FURB.

A audiência aconteceu na noite de quinta-feira, através de um requerimento do vereador Adriano Pereira (PT), e contou com grande público.

“Nós consideramos legítimos os seus projetos de expansão, assim como também conhecemos a história da FURB e sua luta pela federalização. Que bom seria se pudéssemos unir esses dois projetos: o do processo de expansão da UFSC e a realização do sonho que é a Universidade Federal do Vale do Itajaí, mas para isso aconteça nós temos que avançar, planejar, dialogar e unir esforços em prol da ampliação das vagas públicas e gratuitas para a população de Blumenau”, salientou Adriano Pereira, colocando a Câmara de Vereadores à disposição das universidades na luta pela educação.

“Avaliamos a audiência como muito positiva e agradecemos aos vereadores e aos colegas das instituições presentes pelo alto nível de diálogo estabelecido. A luta pela federalização da FURB é uma luta de todos e o apoio ao avanço do processo em Brasília é o principal resultado do encontro de ontem”, afirmoua reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola.

Ainda segundo a reitora da FURB, a audiência pública indicou que existe um caminho, com segurança jurídica e planejamento econômico, que torna possível a ampliação da oferta de vagas públicas federais na cidade de Blumenau. “Estamos prontos, podemos oferecer 15 mil vagas de imediato, mas entendemos que este caminho passa, obrigatoriamente, por uma aproximação entre a FURB e a UFSC e a continuidade dos trabalhos com o MEC, que conhece a nossa causa”, disse Marcia.

Entre as colocações feitas na reunião estava a do assessor parlamentar, Erlédio Pering, que informou que a deputada federal Ana Paula Lima (PT) estava em reunião recentemente na Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. A pedido da deputada ficou decidido no encontro que membros da secretaria e do ministério devem vir para Blumenau conhecer o campus da UFSC e a FURB, a fim de tentar ver quais são os caminhos que podem ser construídos coletivamente.

Saiba mais sobre que foi falado na audiência lendo aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*