Assembleia Legislativa intensifica preparativos para COP30

Foto: Alesc

A Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP30 promoveu, na manhã desta quarta-feira, 10, uma nova reunião para debater os avanços na participação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em novembro, em Belém (PA).

O coordenador do colegiado, deputado Mauro De Nadal (MDB), afirmou que já esteve no Pará em duas ocasiões para organizar a logística necessária para garantir a participação de Santa Catarina no evento. Segundo ele, a proposta é estruturar um espaço comum para todas as assembleias legislativas do país.

“Junto à Assembleia Legislativa do Pará e à Unale [União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais], está sendo construída a alternativa de haver um espaço concentrado para todos os parlamentos estaduais do Brasil, que também possa abrigar painéis de discussão. Isso permitirá levarmos o ponto de vista de Santa Catarina sobre os temas tratados.”

Ainda de acordo com Nadal, a delegação catarinense deve concentrar sua participação na COP30 entre os dias 9 e 15 de novembro, período em que estão programados os painéis de discussão.

Já o deputado Marquito (Psol) destacou a realização de uma série de audiências regionais, promovidas pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a qual preside, com o objetivo de ampliar a participação da sociedade na COP30 e levantar propostas e sugestões de diversos segmentos da população catarinense.

Os eventos, que contam com a presença de representantes de universidades, movimentos sociais, organizações não governamentais e órgãos públicos, já foram realizados em Lages, Joinville e Criciúma, restando ainda Florianópolis (25/09) e Chapecó (3/10).

Conforme Marquito, um ponto comum entre todas as audiências já realizadas tem sido a necessidade de disponibilização de recursos para o desenvolvimento de ações ambientais.

“Esta COP tem uma característica que é a realização e execução das metas estabelecidas. Temos percebido muita demanda dos agricultores familiares, das comunidades tradicionais e das comunidades locais para que os recursos de financiamento da transição ecológica cheguem efetivamente à ponta.”

O parlamentar acrescentou que as informações levantadas durante as audiências serão reunidas em um documento, que será levado pela comitiva catarinense à COP30.

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), ou COP30, é um encontro global anual no qual líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças climáticas. A conferência, que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA), é considerada um dos maiores encontros do mundo sobre o tema.

A COP30 permitirá às representações envolvidas demonstrarem seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar a atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.

De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), cerca de 40 mil visitantes são esperados para os principais dias da conferência. Entre os temas em debate estão: redução de emissões de gases de efeito estufa, adaptação às mudanças climáticas, financiamento climático para países em desenvolvimento, tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono, preservação de florestas e biodiversidade, justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.

Fonte: da redação, com informações da ALESC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*