Apiúna, Ascurra e Rodeio recebem Medalha Zilda de Boas Práticas para a Primeira Infância pelo projeto Família Acolhedora

Foto: reprodução

O projeto Família Acolhedora, de acolhimento familiar que acontece nos municípios de Apiúna, Ascurra e Rodeio, foi premiado nacionalmente nesta semana. A iniciativa recebeu a Medalha Zilda Arns de Boas Práticas para a Primeira Infância, premiação que aconteceu durante o Seminário Nacional e Internacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância, realizado em Forquilhinha, cidade no Sul de Santa Catarina e terra natal de Zilda.

Estiveram presentes nesta cerimônia o prefeito de Ascurra, Arão Josino, Prefeito de Rodeio, Valcir Ferrari, o ex-prefeito de Rodeio, que exercia seu mandato durante a implementação deste programa, Paulo Roberto Weiss, e a equipe da Família Acolhedora, composta por Aline Schultz, Angela Claudino Junckes e Juliana Damasio Dos Reis, e uma das famílias acolhedoras deste programa, representando as demais participantes, formada por Ranieri e Marcela Pahl.

O Prêmio Nacional ‘Medalha Zilda Arns’ foi criado em 2015, e tem como objetivo identificar, disseminar e reconhecer as práticas bem-sucedidas na área da primeira infância, que estejam contribuindo para a defesa e garantia dos direitos dos pequenos. Desde então, diversas entidades, pessoas e projetos foram reconhecidos com a autorga desta medalha. “Precisamos de um Brasil que pense em todos. Somos 3 municípios pequenos, mas que são referência na gestão e proteção na primeira infância. Este reconhecimento prova, mais uma vez, que podemos muito se nos unirmos. Apíuna, Ascurra e Rodeio demonstram que é possível achar soluções em conjunto, neste caso, para nossas crianças e adolescente. Nosso reconhecimento, também, aos prefeitos da época, que tiveram coragem e ousadia para implementar este programa inédito, Moacir Polidoro de Ascurra, Paulinho Weiss de Ascurra, Nica Morro de Apiúna” – destaca Arão.

O programa de Família Acolhedora foi criado na comarca de Apiúna, Ascurra e Rodeio no ano de 2014. Esta iniciativa que foi possível graças a união destes 3 municípios, sendo referência no estado e no Brasil. Ela tem como objetivo prestar uma atenção especial para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, através do acolhimento em famílias de nossas cidades.

Todas as pessoas que se tornam acolhedores são selecionadas e capacitadas pelos profissionais do programa. Os interessados em realizar a capacitação podem procurar o Serviço de Família Acolhedora na Rua Prefeito Estácio Pisetta, número 52, sala 03, no centro de Rodeio. O contato também pode ser feito via telefone, pelo (47) 3384-0368, ou através do e-mail [email protected].

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*