Agência de Energia Blumenau será oficializada nesta segunda-feira

Foto: reprodução internet

Nesta segunda-feira, 21, acontece a cerimônia de fundação da Agência de Energia Blumenau, na sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi). Na ocasião, serão assinados os papéis de formalização e acontecerá uma transmissão ao vivo para a Alemanha, onde fica a sede da Energie Agentur Ravensburg, entidade parceira.

A criação da Agência objetiva a elaboração e a execução de ações, programas e projetos relacionados ao uso racional e sustentável de energia na região do Médio Vale. A instituição, que funcionará no prédio da Ammvi, atenderá aos setores público e privado dos 14 municípios da região no que tange as áreas de eficientização e troca de matrizes energéticas.

Conforme Marcelo Schrubbe, secretário municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau, esta é a primeira agência de energia fora da Europa e sua fundação faz parte ainda das comemorações dos 20 anos da Energie Agentur Ravensburg. “Daqui a três anos, quando finalizar o projeto subsidiado pelo governo alemão, a agência de Blumenau deve ser autossuficiente. Queremos transformar o Médio Vale do Itajaí em uma referência nacional na questão de energias renováveis”, disse.

A Agência é resultado de uma parceria entre a cidade alemã Weingarten e Blumenau e entre os municípios da Ammvi e os da região de Ravensburg, na Alemanha, primando pelo desenvolvimento sustentável, uso de fontes não poluentes de geração de energia, redução da emissão de gases poluentes e a adaptação às mudanças climáticas. A Agência será mantida pelo governo federal alemão.

Schrubbe deixará a Prefeitura de Blumenau em breve, para ser o responsável na Alemanha por esta ponte entre os as duas cidades.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta