Blumenau publicou na última quarta-feira, dia 5, o edital de licitação para a contratação de fiscalização e monitoramento eletrônico de trânsito. Com o pregão presencial nº 005/2023, de publicação nº 4706546, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a Prefeitura de Blumenau fará a contratação de uma empresa especializada para disponibilização, instalação, operação e manutenção de controladores e redutores de velocidade, além de equipamentos que identificam avanços de sinal.
A abertura dos envelopes será no dia 18 de abril, a partir das 9h. Ao todo o edital prevê a contratação do serviço para 46 pontos de fiscalização, com 148 faixas controladas eletronicamente.
“Essa é mais uma licitação de grande importância para Blumenau no sentido de aumentar a segurança da nossa população. Afinal, todos os munícipes fazem parte do trânsito, sejam eles condutores, motoristas, motociclistas, ciclistas e/ou pedestres. Essas são as duas frentes principais da Secretaria de Trânsito em suas ações: o foco na segurança e na modernidade dos sistemas disponíveis para os blumenauenses” ressalta Lúcio Beckhauser, secretário interino da SMTT.
Definição dos pontos
Para a abertura da licitação, os pontos de fiscalização e monitoramento tiveram de ser avaliados através de estudos obrigatórios feitos com base nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
Com isso, a definição dos locais foi feita por meio de um cálculo que considera o índice de severidade de cada ponto/faixa/local. É esse índice que indica os locais críticos e com maior necessidade de algum tipo de fiscalização e controle, classificados de acordo com a periculosidade decorrente dos tipos de acidentes registrados no local.
Ou seja, o cálculo leva em conta o número de acidentes registrados com um determinado peso para os tipos de ocorrência. E são esses estudos e cálculos que indicam se o ponto é passível de implantação e qual o tipo de equipamento a ser implantado para o aumento da segurança no trânsito.
Para acessar o edital completo e verificar os locais que devem ser contemplados, basta entrar no site oficial da Prefeitura de Blumenau pelo link: https://bit.ly/400YmA1.
Seja o primeiro a comentar