O Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti) abriu as inscrições para grupos de teatro interessados em participar da 28ª edição do Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens (Fenatib). A promoção é do Inarti em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) da Prefeitura de Blumenau. As inscrições podem ser feitas na página inarti.org.br até o dia 28 de fevereiro. O regulamento com todos os detalhes e critérios para a inscrição também está disponível no site. O Fenatib é uma mostra não competitiva que apresenta espetáculos de várias regiões do país, sempre dedicados ao público infantojuvenil. Em 2026, o festival será realizado de 10 a 18 de setembro, nos palcos do Teatro Carlos Gomes, na Sala Carlos Jardim e em espaços alternativos, como escolas de Blumenau.
Após o término do prazo de inscrições (28.02.2026), uma comissão fará a seleção dos grupos que estarão na 28ª edição do Fenatib. Serão analisados critérios como a qualidade dos elementos do espetáculo, coerência entre a proposta de direção e realização, a valorização da inteligência, criatividade e capacidade de compreensão da criança e do jovem, a diversidade de linguagens e a adequação aos espaços oferecidos pelo festival. Cada grupo selecionado receberá da Comissão Organizadora, ajuda de custo conforme distância em linha reta da cidade de origem até Blumenau, hospedagem e alimentação.
O Fenatib é um evento gratuito, realizado por meio de patrocínio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e atinge um público de cerca de 10 mil pessoas. A cada espetáculo apresentado, especialistas e críticos de teatro fazem uma análise do trabalho, contribuindo para o aprimoramento da arte. O período do Fenatib também oferece Oficinas relacionadas ao teatro e o Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau. Em 2026, o Seminário chega à sua 8ª edição e apresenta o tema “Teatro e Educação”. A presidente do Inarti e idealizadora do Fenatib, Maria Teresinha Heimann, comemora a aprovação do projeto pelo Ministério da Cultura: “São quase três décadas de realização do festival, formando gerações que valorizam a arte do teatro; nosso apelo, agora, é para que os empresários da região aproveitem essa oportunidade de manter parte do imposto devido aqui na cidade, associando sua marca a um evento consolidado e reconhecido em todo Brasil”.
Fonte: Inarti






Seja o primeiro a comentar