A “papagaiada” da CPI da Covid no Senado

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A imagem do papagaio não me sai da cabeça depois de acompanhar a maior parte da CPI da Covid no Senado nesta quarta-feira.

Primeiro pelo depoente, que estava na condição de investigado, o empresário Luciano Hang, dono da Havan. Foi vestido com seu terno verde e gravata amarela e muita gente, de forma maldosa, associa a imagem ao personagem Zé Carioca.

O Zé Carioca é um papagaio verde criado pelo mago da fantasia do século passado, Walt Disney, para representar o povo brasileiro e trazê-lo para as revistas em quadrinhos. Era (é ainda) um personagem alegre, falador e meio malandro.

Luciano Hang, que nós catarinenses conhecemos bem, deu um nó numa CPI absolutamente despreparada para questioná-lo.

E só restou aos senadores, em especial o presidente Osmar Aziz (PSD) e o relator Renan Calheiros (MDB) fazerem uma “papagaiada”, que na gíria é “comportamento esdrúxulo, espalhafatoso, inconveniente. Palhaçada”

Sem comando, sem foco, acostumados com o debate político, os experientes parlamentares foram engolidos pela astúcia do Zé Carioca, quer dizer, Luciano Hang, que não deveria estar lá. Houve bate boca, provocações, ironias e troca de acusações e muito jogo para torcida, de todos.

Numa tentativa de atingir o presidente Bolsonaro (sem partido),  a CPI acabou dando um tiro no próprio pé, se desmoralizando em rede nacional e comprometendo o trabalho feito até agora.

Luciano Hang confirmou quem é, negacionista e parceiro de primeira do presidente, o que, não constitui crime.

A CPI não apresentou provas e não soube extrair de Hang informações sobre financiamento de fake news, ligação com o chamado Gabinete Paralelo ou que tenha se beneficiado de forma ilegal desta proximidade com a família Bolsonaro. E sem argumentos, se perdeu na “papagaiada”.

2 Comentário

  1. foi a pior decisão da CPI, papagaiada sim , de qwem nao tem preparo racional e se perde no desrespeiro e no preconceito. tao constrangedor doi, q o menos despreparado , Randolph Rodeigues, calou se. Calheiros e Oziz estragaram a imGem da CPI, inconsequentes como aqwele q tanto criticam. desprezíveis.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*