A nova postura da Defesa Civil de Santa Catarina depois das enchentes de outubro

Foto: reprodução vídeo

A atuação da Defesa Civil do Estado deixou a desejar nas recentes enchentes que tivermos aqui no Vale do Itajaí no mês de outubro, tanto que mudanças de nomes nos cargos chaves devem acontecer na secretaria no começo de 2024. Em alguns casos, precisou o governador Jorginho Mello (PL) assumir a linha de frente e tomar decisões que deveriam ser tomadas antes, de forma técnica pelos “técnicos” da Defesa Civil.

Dias antes das chuvas começarem, o secretário de Defesa Civil, Coronel Armando, anunciou que a barragem Norte, em José Boiteux, não teria condições de operar, por riscos estruturais. Dias depois, no auge da primeira enchente, no meio da tarde de sábado, dia 7, o governador, direto de Florianópolis, determinou o fechamento das duas comportas da barragem e mandou a polícia militar junto, gerando uma tensão desnecessária. O fechamento aconteceu de forma improvisada, pela iniciativa do vereador de Blumenau, Carlos Wagner, o Alemão no dia 8, domingo, depois de confronto com os indígenas. A Defesa Civil acompanhou a operação de fechamento da barragem de braços cruzados, pois não sabia o que fazer.  Apesar de todos os alertas de chuva intensa em outubro, deixaram para tomar a decisão quando o nível do Rio Itajaí-Açu já ultrapassava os 10 metros em Blumenau.

Mesma situação para abrir as comportas, uma semana depois, também pela equipe de três pessoas lideradas pelo vereador de Blumenau.

Outra situação questionável da Defesa Civil foi em Ituporanga e Taió, com o governador tendo que intervir nas decisões.

Nesta semana, sem alarde, e com antecedência por conta da previsão de chuvas fortes nos próximos dias, o Governo, aí sim com a Defesa Civil, com apoio da Celesc, fechou novamente a comporta da barragem de José Boiteux, sem conflito e nem tensão com  os indígenas, numa operação que durou uma hora.

Na segunda-feira houve a determinação da abertura de uma comporta em Ituporanga, pois a capacidade estava no limite e a água começava a verter. E nesta quarta, 1, a quarta comporta da barragem de Taió foi aberta.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*