Avaliação negativa do Governo Federal, defesa da vacina e disputa entre Bolsonaro e Lula na pesquisa da XP

Motivado pela conversa que tive com o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSD), nesta segunda-feira, fui atrás dos dados da pesquisa XP/Ipespe. A XP é uma empresa de investimento, talvez uma das mais importantes do país, e portanto tem em como seu público principal pessoas ligadas ao mercado financeiro.

A fala de Napoleão foi muito menos motivada pelos dados eleitorais e sim pelos dados qualitativos, aqueles que avaliam o humor da população sobre temas diversos. Alguns pontos listo abaixo.

80% dos entrevistados diz que vai se vacinar com certeza. 64% defendem a Lava Jato, 53% quer que mude modelo de administração vigente hoje.

Cresce a avaliação negativa ao Governo Bolsonaro, pulando de 31% para 48% o índice de pessoas que consideram a administração federal ruim ou péssima.

58% disseram que o desempenho do Governo Federal no enfrentamento da pandemia é péssimo ou ruim. 19% regular e 21% bom ou ótimo.  Com relação a atuação dos governadores, a avaliação é linear: 34% consideram ótimo e bom, 33% regular e 31% ruim ou péssimo. Já os prefeitos tem uma performance de 39% de avaliação ótima e boa, 34% regular e 23% ruim e péssima.

Na pesquisa eleitoral espontânea, Bolsonaro (sem partido) está a frente de Lula (PT), 24 a 21, bem distante do terceiro, Ciro Gomes (PDT), que tem 3%. Na pesquisa estimulada, com o nome dos possíveis candidatos, Lula tem 29 e Bolsonaro 28. Em terceiro vem Sérgio Moro, com 9%..

Num hipotético segundo turno, Lula levaria vantagem, 42% a 38%.

A pesquisa completa você acompanha aqui: Pesquisa XP_ 2021_04

 

 

 

2 Comentário

  1. Se o povo reeleger Lula ou alguém do PT …..só teremos uma saída : Aeroporto de Congonhas .

  2. Quem em sã consciencia consegue dar um voto de confiança ao Molusco?
    Como pode isso??????

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*