Na sessão ordinária de terça-feira, 16, o vereador Alexandre Matias (PSDB) apresentou uma Moção de Apelo ao Governo do Estado solicitando aporte de recursos estaduais para a conclusão da obra da nova sede da Renal Vida em Blumenau.
A moção tem o objetivo de cobrar do governo estadual a destinação de recursos para a entidade que ainda necessita de cerca de R$ 6 milhões para finalizar a obra.
“Como vereador de Blumenau, vou trabalhar junto à esfera pública para que com união de esforços este projeto possa ser concluído o quanto antes. Com a nova Renal Vida, o tratamento aos pacientes renais será ainda mais amplo e completo, proporcionando mais qualidade de vida a estas pessoas. Com a conclusão desta importante estrutura de saúde da nossa cidade, ganham os pacientes renais, ganha Santa Catarina”, destaca o vereador Matias.
Todos os vereadores foram convidados para conhecer o estágio das obras da nova sede e a maioria já compareceu.
A Moção de Apelo foi assinada por 15 dos 13 vereadores da Casa Legislativa – apenas Emannuel Tuca dos Santos (Novo) e Jovino Cardoso Neto (SD) não subscreveram – e no plenário a votação foi unânime entre os presentes, com exceção do vereador Tuca, que se absteve. A votação aconteceu no mesmo dia do polêmico debate sobre o papel das moções, quando o vereador do Novo e seu colega deputado federal Gilson Marques foram bastante criticados pelos vereadores por posições contrárias manifestadas nas redes sociais.
A Renal Vida é uma entidade filantrópica que atende pacientes com Insuficiência Renal Crônica, nefropatia crônica e realiza ações de prevenção a doenças renais. Com 87% dos atendimentos realizados pelo SUS, a Renal Vida abrange 71 municípios catarinenses e realiza em média 9.585 sessões de hemodiálise por mês.




Para a Renal vida , concordo com os vereadores , estão corretos , merece e muito .
Mas obviamente que as moções devem ser revistas , na legislatura anterior entregavam moções para qualquer amigo . Moção pública pode ser entregue , mas tem que ser com coerência , não a bagunça que vimos na legislatura passada .
Blumenau já deu várias soluções para problemas de crianças e famílias com dificuldade em tratamentos e remédios caros. Não rara as vezes que se consegue arrecadar 10 a 13 milhões de reais em campanhas ainda recentes.
Qual a dificuldade de se organizar através dos meios oficiais uma arrecadação essencialmente social para o término dessa importante e magnífica obra da Renal Vida.