Tarifa de esgoto aumenta em 5,18% em Blumenau

Prevista em contrato, a renovação anual levou em conta a inflação do período, 5,18%  e  vale para todas as categorias e faixas de consumo a partir de 1º de abril.

A tarifa mínima residencial passará de R$ 34,40 para R$ 36,18.

A BRK Ambiental, responsável pelo serviço, diz que, mesmo após a correção, a tarifa em Blumenau continua sendo uma das menores do Estado, cerca de 18% inferior a praticada atualmente em 195 cidades catarinenses pela Casan, por exemplo.

Com obras concentradas na Região da Velha, a BRK Ambiental este ano chegará a executar naquela localidade mais de 21 quilômetros de redes coletoras, e prevê alcançar 167 mil pessoas diretamente beneficiadas com cobertura de esgoto coletado e tratado em Blumenau até o fim de 2019, consolidando Blumenau acima da média das cidades catarinenses.

2 Comentário

  1. Qual índice de inflação foi usado para o cálculo?
    Dois dos principais, IPCA e INPC, têm ficado abaixo dos 4% (quando considerando a coluna do acumulado dos últimos 12 meses) – https://www.portalbrasil.net/ipca.htm; http://www.portalbrasil.net/inpc.htm

    O IGP-M ou IGP-DI têm variado mais, mas nenhum bate com os 5,18% anunciados. http://www.portalbrasil.net/igpm.htm; http://www.portalbrasil.net/igp.htm.

    Há notícias antigas da AGIR informando o reajuste por IPCA (https://www.agir.sc.gov.br/9-noticiasmunicipios/928-tarifa-de-esgoto-tem-reajuste-inflacionario; https://www.agir.sc.gov.br/8-noticiasagir/1402-agir-concede-reajuste-de-2-80-a-tarifa-de-esgoto-no-municipio-de-blumenau-sc).

  2. O indice utilizado é aquele que interessa a BRK e aos políticos da cidade …simples .

    Onde estão os vereadores desta cidade que aceitam que a população pague a tarifa de esgoto maior que o consumo de água . Todo o esgoto tratado deriva do consumo de água , salvo se a BRK com anuência do legislativo esta nos cobrando o tratamento da agua da chuva .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*