Em 2026, o caminhão que coleta itens como colchões, sofás, camas, armários e outros tipos de materiais passará por três vezes em todas as ruas de Blumenau.
A rota que o caminhão percorrerá obedece a um itinerário que divide a cidade em setores. Cada um dos 33 setores têm um período de atendimento. Você pode conferir onde e quando o caminhão da coleta especial passará pela rua onde você mora nos primeiros meses de 2026 no site da Racli. Clique aqui, confira o cronograma e se programe para fazer o descarte do material.
Em caso de dúvidas, as pessoas podem acionar o atendimento do Samae pelo telefone 115 ou pelo WhatsApp (47) 99997-6102.
A seguir, veja dicas essenciais para o bom funcionamento do serviço:
O que pode ser descartado?
Móveis e eletrodomésticos da linha branca, como geladeira, fogão, forno elétrico, máquina de lavar roupa, secadora de roupa, máquina de lavar louça, micro-ondas, aparelhos de ar-condicionado, cafeteira e torradeira.
Onde devo deixar o material que será descartado?
É importante que o material seja colocado em frente à residência ou num local de acesso público. Os coletores não podem entrar nas residências para fazer a coleta. Os materiais devem ser colocados para descarte no dia da coleta.
Quanto tenho que pagar pela coleta?
Nada. O serviço é gratuito.
O caminhão retornará à minha rua?
Sim. O serviço prevê três ciclos de coleta ao longo do ano. Se a sua rua já foi atendida neste momento, fique atento às redes sociais do Samae e também ao link do serviço no site da empresa Racli, para ver quando e quais ruas vai começar o segundo ciclo da coleta especial.
O serviço atende por agendamento?
Sim, mas apenas para determinadas ruas, por questões operacionais. Estas ruas estão grifadas em amarelo no cronograma montado pela Racli (veja aqui). Nestes endereços, o cidadão deve fazer contato com o Samae, pelo telefone 115 ou pelo WhatsApp (47) 99997-6102, e fazer o agendamento da coleta, respeitando a data programada para o respectivo setor.


Seja o primeiro a comentar