Comitiva de Blumenau participa em Brasília de homenagem do Senado ao hospital Misericórdia

O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), o deputado estadual Ivan Naatz (PL), o vice-presidente da Câmara Municipal Maurício Goll (PSDB), o intendente da Vila Itoupava e  Hellmuth Danker, presidente do Hospital Misericórdia participaram nesta segunda-feira da sessão solene do Senado para homenagear o centenário da instituição conhecida como o “Hospital da Vila”, referência a Vila Itoupava.  A homenagem foi proposta pelo senador Esperidiâo Amin (PP).

“Trata-se de instituição beneficente, responsável por boa parte dos atendimentos médicos da região norte da cidade de Blumenau e municípios vizinhos. Por isso, esta sessão deve ser entendida como um tributo que o Senado presta a um bom exemplo e um esforço para tornar este exemplo algo vivo na imaginação e no ideário de todos nós”, disse o senador.

Atualmente, o Hospital Misericórdia da Vila Itoupava é referência em saúde na sua região, especialmente nas áreas de saúde mental e cirurgias de baixa e média complexidade, se destacando em cirurgias de catarata, que já ultrapassaram a marca de 10 mil por mês.

Administrada pela Associação Hospitalar Beneficente Misericórdia de Vila Itoupava, sem fins lucrativos, o hospital atende a maior parte dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O deputado Ivan Naatz afirmou que o Hospital Misericórdia tem uma luta diária para entregar saúde de qualidade para Blumenau e região. “É uma casa que detém a seriedade do trato com a coisa pública; é uma casa que é gerida por pessoas efetivamente comprometidas em entregar o melhor e o possível com aquilo que recebe do poder público para tocar aquele empreendimento.”

Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, Blumenau alcançou ótimos resultados no combate à covid-19, com a menor letalidade entre os municípios acima de 100 mil habitantes, e o Hospital da Vila Itoupava contribuiu fortemente para que isso acontecesse.

“Isso significa junção de esforços, junção de trabalho de todo um time, organizado, estruturado, para que pudéssemos ter isso. O Hospital da Vila Itoupava trabalhou para que isso acontecesse como hospital de retaguarda, de apoio, e foi fundamental para alcançar o êxito e o mérito”, afirmou.

Há mais de 50 anos à frente do Hospital da Misericórdia, Hellmuth Danker destacou a história entrelaçada do distrito Vila Itoupava e da instituição, considerada com uma unidade de referência em pequenas e médias cirurgias.

“Aqui na Vila Itoupava, pela distância do centro de Blumenau, desde o início ficou muito clara nossa vocação para a autonomia. Sempre tivemos um espírito de respeito a Blumenau, mas de defesa às nossas independências de vida própria” disse a lembrar ao lembrar a história do hospital.

2 Comentário

  1. A pergunta : Quem pagou passagem e estadia para que o deputado, o Prefeito ,o vice da Câmara estivessem em Brasilia ?

    Não seria mais correto o Senador fazer esta homenagem em Blumenau , já que reside em Florianopolis ?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*