2024, o ano para o encaixe!

Imagem: reprodução

Mais uma virada do calendário, aquela tradicional paradinha para refletir sobre o que aconteceu e projetar um novo ciclo. É apenas um ritual, de tantos que temos, e cada pessoa dimensiona de um jeito.

Aqui, por estas bandas do Informe Blumenau, acompanhamos de uma forma mais pragmática, cética até. Mas animado, e explico a aparente contradição.

Do ponto de vista pessoal e do portal, 2023 foi um ano bom. Poderia ter sido bem melhor, mas, pela diminuição do nível de tensionamento na política – matéria prima principal do Informe Blumenau -, termina com um saldo positivo. Foi um ano para ajuste, “acomodar as melancias”, apesar do susto no começo de janeiro, com os ataques antidemocráticos ocorridos nas sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Naquele 8 de janeiro, a Democracia correu muitos riscos, mas ali, a grande maioria da classe política e os Poderes Constituídos perceberam que era preciso estancar a aventura golpista e fazer o pais voltar para uma normalidade democrática, com seus altos e baixos.

E assim tem sido, no país e nos estados. Percebemos que 2023 foi um ano de ajustes, de “volta a uma normalidade”, de uma valorização da política. Um velho novo presidente de volta, e, em Santa Catarina, um político nato, daqueles que hoje encarna o bolsonarismo no estado, mas já esteve com o PT.

Lula e Jorginho Mello, um no PT e outro no PL, simbolizam este ano de ajustes, cada um com suas características e prioridades. E aqui não é o caso de enaltecer político, é reconhecer trajetórias. Sim, poderia ser bem melhor. Mas foi melhor que os anos passados.

Para 2024, a palavra que vem a cabeça é encaixe. Apesar da polarização ainda ser forte, há um processo de distensionamento, de baixar a guarda, em prol da missão que cabe aos políticos, que é (seria) atender e melhorar a vida das pessoas.

Os constantes encontros do presidente Lula e ministros com governadores, prefeitos e deputados durante o ano foram simbólicos e são uma boa imagem do novo momento.

Políticos são adversários, não inimigos.

2024 é uma ano de eleição e talvez a nossa vontade de ver as coisas mais “encaixadas” na seara política seja prejudicada.  Apesar da disputa municipal ter um outro caráter, mais pragmático, com o eleitor priorizando o gestor ao político, nas cidades catarinenses o peso do bolsonarismo tende a ser decisivo na definição do voto.

Este é um desejo que o Informe Blumenau gostaria que 2024 trouxesse. E, na parte que nos cabe, vamos tentar trabalhar nesta perspectiva, trazendo reportagens e informações, apontando contradições, evidenciando posições, para que nossos leitores, a partir do discernimento de cada de um, tenha mais elementos para a escolha.

E não se deixe levar por “ondas”. Estudar para a eleição para prefeito e vereadores deveria ser uma obrigação cívica de cada cidadão. É mais fácil.

2024, o ano para o encaixe!

Alexandre Gonçalves, editor-chefe do Informe Blumenau

3 Comentário

  1. Sr.Alexandre!!!!
    “Volta a uma normalidade”, só na sua cabeça.
    Escreva :
    Só piorar é a tendência.

  2. Verdade,o difícil vai ser encaixar 170 bilhões de deficit público.

  3. Parabéns, Alexandre Gonçalvez!. Enquanto os cães ladram, a caravana passa.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*