Balneário Camboriú: “Não dá para querer ser a Dubai brasileira e jogar esgoto no mar”

A expressão da manchete está nas redes sociais do deputado estadual Ivan Naatz (PV) e resume bem o que acontece em Balneário Camboriú, que está com todas as praias da área central impróprias para banho, de acordo com o último relatório do Instituto Estadual do Meio Ambiente.

Ou seja, tem coliformes fecais em quantidade acima do aceitável. São fezes que chegam até a água por não haver tratamento de esgoto adequado.

A Prefeitura de lá alega que o órgão municipal fez a análise e detectou apenas um lugar inapropriado. Pede que o IMA reveja seus procedimentos.

De que adianta aqueles arranhas-céus com garotas propagandas pagas a peso de ouro se para tomar banho na praia é preciso dividir com “coliformes fecais”, para não dizer outro nome.

Não é o preço do progresso. É o preço da ganância desfreada.

11 Comentário

  1. A informação está errada, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, IMA, ex-Fatma, de maneira irresponsável coleta amostras da água do mar após enxurradas e com isso o resultado dá praia imprópria. O Laboratórios Freitag, de Timbó, empresa conceituada em todo o Vale do Itajaí, faz as mesmas análise, nos mesmos locais, mas não após enxurradas e o resultado é praia totalmente própria para banho. É leviandade do deputado Naatz, comentar e divulgar o que não conhece. Se ele quer contribuir para o litoral catarinense que faça uma investigação sobre os prejuízos que o IMA (ex-Fatma) causa, procedendo dessa maneira com suas análises de balneabilidade. O mais importante, orientar as pessoas a não entrar no mar após enxurradas, o IMA não faz porque entre a coleta (o dia em que o mar está poluído) e a divulgação do resultado, vários dias se passaram.

  2. eles deveriam então fazer analises semanais durante um periodo para tirar essa duvida.

  3. Me desculpe mas a cojeta da ultims analise nao foi apos as chuvas. Sou catarina e nasci em Camboriu , pra nos que somos “nativos” a mais de 20 anos ja sabemos que a praia de Cambiriu e um grande esgoto a ceu aberto. A mais de 15 anos que nao tomo banho de mar na praia central.

  4. Quando for tomar banho de mar, o banhista concorre a ser “agraciado “ por uma ou mais “ITES” como: gastroenterITE, dermatITE, otITE, conjuntivITE, etc.

  5. Se não bastasse as dragas do Rio Itajaí soltam oque recolhem em frente à praia próximo a ilha.Onde anda a fiscalização???

  6. Eu trabalho com saneamento em Caxias do Sul e analisando as fotos de Balneario camboriu só é tratado o esgoto dos prédios próximos se existir bombeamento para uma ETE caso é contra a lei da gravidade ou jogam o esgoto no mar mesmo

  7. Balneário Camburiu virou um esgoto a céu aberto faz anos que a prefeitura tenta mascarar esta realidade
    O que fazem com o dinheiro do IPTU?
    Balneário arrecada mais em iptu que muitas cidades de porte médio

Deixe uma resposta