A composição dos blocos na Câmara de Blumenau e a articulação que tirou Bruno Cunha da CCJ

Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB

A primeiras sessão de 2019, nesta terça-feira, 05, contou com quatro momentos importantes. A fala do prefeito, a posse de Cezar Cim (PP) no lugar de Ricardo Alba (PSL), o discurso do novo presidente Marcelo Lanzarin (MDB) e a formação dos blocos parlamentares, que indicam quem ocupará os cargos nas comissões, em especial a CCJ e Finanças.

Sobre essas composições, mais uma vez rolou muita articulação política nos bastidores.

Articulação resultou na formação de dois blocos parlamentares para este ano – seis vereadores, num total de 12 – , numa estratégia que isolou Bruno Cunha (PSB) e o deixou fora da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante, que decide se as propostas dos vereadores podem ou não virar projeto de lei. Professor de Direito da Fameblu, foi relator da CCJ nos dois primeiros anos e era conhecido pelo rigor na análise do que era apresentado pelos colegas vereadores.

PP, PROS, PR, MDB e PT formaram um dos blocos, que tem o vereador Almir Vieira (PP) na função de líder e o vereador Jovino Cardoso (PROS) como vice-líder.

O outro bloco parlamentar é composto pelos partidos PSDB, DEM e SD, com o vereador Marcos da Rosa (DEM) na liderança.

Além de Bruno Cunha, o PSD do vereador Professor Gilson e Alexandre Caminha também ficou na minoria e emplacou a presidência da  Comissão de Finanças para o primeiro e a CCJ para o segundo. Cunha ficou com a presidência da Comissão da Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio

Confira como fica a composição das Comissões Permanentes

A Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final terá o vereador Jovino Cardoso (PROS) na função de presidente, o vereador Ito de Souza (PR) como vice-presidente e o vereador Jens Mantau (PSDB) como relator. Os vereadores Alexandre Caminha (PSD) e Sylvio Zimmermann (PSDB) serão os membros da Comissão. A primeira reunião da CCJ está marcada para a próxima terça-feira (12), às 13h30, na Sala das Comissões.

Já a Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação e Fiscalização será presidida pelo vereador Professor Gilson (PSD). O vereador Oldemar Becker (DEM) ocupará a vice-presidência da Comissão e o vereador Adriano Pereira (PT) será o relator. Os membros da Comissão serão os vereadores Cezar Cim (PP) e Jens Mantau (PSDB). Na próxima terça-feira (12), às 14h30, a Comissão se reunirá na Sala das Comissões para apreciar as matérias em pauta.

A Comissão de Educação, Ciência, Comunicação, Cultura, Desporto, Saúde Pública e Assistência Social terá como presidente o vereador Zeca Bombeiro (SD), o vereador Professor Gilson (PSD) como vice-presidente e o vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) como relator.

O vereador Ito de Souza (PR) será o presidente da Comissão de Transportes, Tecnologia, Informática, Obras Públicas, Urbanismo e Defesa Civil. Os vereadores Marcos da Rosa (DEM) e Alexandre Caminha (PSD) ocuparão as funções de vice-presidente e relator, respectivamente.

Já a Comissão de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio terá como presidente o vereador Bruno Cunha (PSB), o vereador Alexandre Matias (PSDB) como vice-presidente e o vereador Almir Vieira (PP) como relator.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta