Vereador quer incentivo para imóveis com energia solar em Blumenau

O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) apresentou na sessão desta quinta-feira, 18, um anteprojeto que sugere incentivos municipais nos imóveis que instalarem o sistema de energia fotovoltaica. A ideia é criar o Programa Blumenau Solar e conscientizar a população sobre o uso de um sistema sustentável, que não polui e causa pouquíssimos danos ao meio ambiente.

“Uma das maiores preocupações da sociedade atual é a sustentabilidade. A energia solar é uma fonte renovável e inesgotável e não emite qualquer tipo de poluição”, afirma o vereador. O anteprojeto foi construído em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o núcleo de Energias Renováveis da Acib e com a SolarSou.

“Essa é uma pauta que vem comigo desde o início do mandato. Em 2017, eu enviei requerimentos ao então governador Raimundo Colombo, à Secretaria de Estado da Fazenda e aos deputados estaduais da cidade para isentar o ICMS sobre o excedente da geração de energia fotovoltaica”, lembrou o vereador. Na época, a Secretaria da Fazenda respondeu negativamente pois a isenção impacta “negativamente na arrecadação do setor”.

O vereador lembra que o sistema pode economizar em até 90% da conta da energia elétrica, o que compensaria o custo da instalação. “Eu entendo que o resultado mais importante é o baixo impacto ambiental. Nós precisamos incentivar iniciativas que contribuam para que tenhamos mais qualidade de vida”, comenta.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta