O suplente de vereador Pradelino da Silva (PT), presidente do Sindetranscol, tocou num assunto que há muito vem sendo discutido no sindicato da categoria e começa a ganhar força no Poder Público. A necessidade de criação de um fundo municipal para manter o sistema de transporte coletivo de Blumenau.
Ele falou sobre a intenção de apresentar um projeto neste sentido na sessão desta terça-feira, sem detalhar como será feito. Foi uma forma de dar uma cutucada no colega do Partido Novo, Emanuel dos Santos, o Tuca, que propôs um projeto para abrir a licitação para outras empresas operarem o sistema seletivo. No bojo de sua proposta, Tuca deu jeito de acabar com a obrigatoriedade dos cobradores nos ônibus da cidade.
Pradelino disse que a proposta do vereador do Novo é antidemocrática, sem debate com usuários e trabalhadores, com intuito de beneficiar a Blumob.
O petista tenta convencer o colega do Novo a abandonar seu projeto, para criar uma parceria em torno da proposta do Fundo. Pradelino defende que o transporte não pode ser financiado exclusivamente por quem usa e deve ter várias fontes de recursos.
O projeto ainda não está pronto, mas Blumenau precisa pelo menos fazer este debate. O sistema de transporte coletivo caminha mais uma vez para a insolvência, poucos anos depois da licitação.





Sim, deve ter mais fontes de recursos, assim se facilitam os desvios. O transporte público tal como está, já está fadado ao colapso e extinção. Porque não se pensar em uma forma de mercado livre, como regra primária, as empresas terem que trabalhar reguladas por critérios básicos definidos pela prefeitura.
Mais concorrência significa mais qualidade e menores preços.
Parabéns vereador Bradelino, vc me representa. Poderíamos criar uma empresa municipal espelho ,com duas ou três linhas, para aferir custos.
Perguntem a este vereador do PT se quando a Blumob ( Lei-a-se Piracicabana) apresenta lucros no balanço se ela divide com a população ou com o poder públicos . Vereador suplente só serve para fazer carnaval , não apresentam nenhum projeto que tenha sentido e o pior , pagamos o salário deles . Talvez a Odebrecht queira financiar a Blumob , liga para o Lula , faça o contato inicial .
Este vereador petista esta distorcendo totalmente os fatos. Me parece que o vereador petista Pradelino, usa subterfúgios falsos, enganador e ideológico ao proteger a Blumob em monopólio do transporte coletivo.
O vereador Tuca do Novo, propõem exatamente ao contrário, de forma inteligente, propondo novas opções aos usuários com novos modais.
Teremos como resultado melhorias na qualidade dos meios de transportes e preços mais em conta.
Um dos grandes exemplos foi a telefonia, quando existia o monopólio o preço de uma linha telefônica era ao peso de ouro, sem falar na indisponibilidade em obter uma linha, era um terror.
Contrapartida nos dias de hoje, qualquer brasileiro pode e tem acesso ao telefone.