O vereador Bruno Win (NOVO) apresentou, nesta quinta-feira, uma denúncia sobre o que chama de estado crítico da infraestrutura de esgotamento sanitário de Blumenau. A manifestação é baseada no relatório técnico da MPB Engenharia, contratado pela Prefeitura, que revelou falhas na implantação e manutenção dos Poços de Visitas, estruturas que dão acesso a redes subterrâneas para inspeção e manutenção, como esgoto, telefone e eletricidade, muitas vezes chamado como bueiros.
O relatório é foi contratado em 2023, os resultados saíram agora e são os mesmos que serviram para embasar a administração municipal a revogar o 5º aditivo ao contrato de esgoto, assinado pela própria administração. Ele destaca outros problemas, levantados agora pelo vereador do Novo.
Entre os problemas detectados pelo relatório e reverberados por Bruni Win, estão a ausência de 2.171 desses poços, que 8% dos poços localizados estavam travados ou lacrados, impossibilitando inspeções técnicas, e que 13% dos poços têm profundidade menor que a exigida pelas normas técnicas.
Outro ponto do relatório apontado pelo parlamentar é que 26% dos poços analisados já apresentam danos estruturais, indicando risco de infiltrações de esgoto no solo e comprometimento ambiental, sendo que 64% dos locais (7.152 pontos) têm danos no asfalto ao redor dos PVs — ondulações, afundamentos e buracos percebidos diariamente pelos motoristas blumenauenses.
E ainda aponta uma sobrecarga da rede, com a vazão de esgoto maior do que a tubulação suporta em 76% dos trechos.
DE acordo com o relatório, o custo inicial para corrigir os problemas identificados é de aproximadamente R$ 50 milhões — valor que não inclui as redes executadas com recursos do PAC e da FUNASA, cuja responsabilidade era da Prefeitura e que sequer foram analisadas. “Ou seja, o buraco pode ser ainda maior”, afirma o vereador.
“O que vemos hoje é consequência de gestões que preferiram empurrar o problema com a barriga e varrer a sujeira para debaixo do asfalto. Agora, tentam fazer a população pagar a conta”, declarou Bruno Win, que garante que seguirá cobrando a Prefeitura de Blumenau, o SAMAE e a AGIR.



parabéns vereador, é assim que um político que representa sua cidade deve agir. vejo muitos problemas relacionados aos trabalhos realizados pelo poder público, que está muito abaixo da realidade. as empresas terceirizadas vencem propostas com a certeza que não irão cumprir aquilo que está exposto no contrato, já tendo a certeza da falta de fiscalização técnica nos trabalhos realizados.
muito bem Bruno, estamos pagando muito caro por um serviço mal feito….eles tem que corrigir os problemas deixado por eles mesmos.
Parabéns pelo o seu trabalho expondo essas irregularidades só cidadão blumenauense!!
parabéns. e vamos em frente para a defesa do cidadão blumenauense. esse contrato não deu o que tinha que dar. essa empresa precisa ser punida pelo prejuízo causado a população.
realmente sempre foi assim nobrasil eram bem em blumenau mta gente paga esgoto um absurdo sem ter esgoto