Uma união improvável para barrar Bolsonaro na Câmara dos Deputados

O que o PT, PSDB, PDT, MDB, PSB, DEM e mais cinco partidos tem em comum na Câmara dos Deputados? Praticamente nada, certo? Pois, estas siglas se uniram para tentar evitar a eleição do deputado federal Arthur Lira (PP-AL), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Lira conta com o apoio, além do presidente e do PP, de PSD, PL, Republicano, Patriota e outras cinco siglas.

O candidato que uniu partidos de esquerda e de centro foi trabalhado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM -RJ). É Baleia Rossi, do MDB de São Paulo.

O Podemos e o Partido Novo ainda não definiram posição nesta disputa, o que deve acontecer nos próximos dias.

A escolha do novo comando é decisiva para ver a postura do Congresso Nacional em relação aos dois anos que faltam do mandato de Bolsonaro, pois é a Mesa Diretora que faz andar ou segura as pautas, sejam elas positivas ou negativas.

Em documento onde manifestam apoio à candidatura de Baleia Rossi, os partidos de esquerda defendem independência, uma fiscalização mais rigorosa nos atos do Governo Federal, convocar ministros e outras autoridades para prestar esclarecimentos e instalar CPIs, entre outras ações.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*