Uma importante ação social da PM de Blumenau no enfrentamento da criminalidade

Foto: Giovanni Silva/PM

Uma notícia importante, de relevância social, aconteceu na última quinta-feira, aniversário da cidade,  e o Informe Blumenau passou batido. Por isso, atrasado faz o registro, e mostrar um importante trabalho comunitário feito pela Polícia Militar da cidade, através do ex-comandante do 10º BPM e atual comandante da 7ª Região, Jefferson Schmidt.

Há muito o tenente coronel vem mostrando-se preocupado com a situação de alguns condomínios de Blumenau, em especial aqueles construídos após a tragédia de 2008, por conta da violência decorrente do tráfico de drogas.

Mais que combater a criminalidade, a ação procurou mudar a cara do local e nesta última quinta-feira concluiu s Operação Fenix 1, no Condomínio Parque da Lagoa, situado na rua Botuverá, bairro Itoupavazinha. O local se transformou em um dos maiores pontos de venda de drogas de Blumenau.

Em meados de outubro de 2020,  A Operação FENIX I teve inícioc om ações das equipes de Rádio Patrulha e CPT do 10°BPM, fazendo incursões de saturação para abordagem de indivíduos e apreensão de materiais ilícitos. Diminuindo assim as ocorrências com envolvimento de drogas.

Em seguida, a Polícia Militar, com o apoio de empresários, comunidade, imprensa e a administração do Condomínio, passou a operar naquele ambiente no intuito de restabelecer a Ordem Pública, bem como resgatar a dignidade das pessoas de bem que, em sua maioria, moram no Parque da Lagoa.

Muitas ações foram realizadas no sentido de se atuar nas causas e não apenas nas consequências, como era feito até então. Foram construídos muros, colocados portões eletrônicos de acesso, lavados e pintados externamente todos os blocos, trocada toda a iluminação das áreas comuns, revitalizados o playground e quadra de futebol de areia, instalada a Rede de Vizinhos e uma câmera de vigilância ligada à Central 190 da Polícia Militar a qual monitora o interior do condomínio, 24 horas nos sete dias da semana.

Um trabalho árduo, inédito e que alcançou os melhores resultados que eram esperados.

“E que agora esperamos que a rotina do Condomínio e de seus moradores devolva a sensação de segurança à aquela comunidade como um todo. Pois os índices criminais reduziram e hoje o sentimento de pertencimento retornou ao moradores, inclusive os da vizinhança. Hoje não se vê mais famílias querendo vender suas residências para sair do local”, diz o comandante Jefferson Schmidt,  enfatizando que “sabemos que é um recomeço para estes moradores, mas temos a certeza que o trabalho foi bem realizado e dado o norte para esta situação. Agora cabe a eles e aos demais responsáveis de não permitirem que o mal volte a tomar conta do local. Estaremos atuantes para auxiliar nisto!”

A Operação FENIX I em razão do ineditismo e dos resultados obtidos, está concorrendo ao Prêmio Síndicos Planning, de nível estadual.

Já escrevi algumas vezes que Jefferson Schmidt fez uma revolução na atuação da PM enquanto esteve à frente do 10º BPM. Sempre flertou com a carreira política e é nome muito cotado para ser candidato a deputado em 2022, isso caso não mudem as regras eleitorais. Pode ter um ou outro que ache a iniciativa dele eleitoreira, mas se todos as práticas eleitoreiras fossem iguais a esta, Blumenau e o Brasil estariam melhor.

Fonte: da redação, com informações da PM

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*