TVL Blumenau faz teste de transmissão em canal digital

Foto: CMB

A TVL Blumenau, canal da Câmara de Vereadores de Blumenau, está realizando testes de transmissão pelo canal aberto digital 43.2. A novidade vai tornar o canal legislativo mais acessível para a população blumenauense, uma vez que até o momento a programação era transmitida apenas por canal de TV por assinatura e pela internet. Com o canal aberto, para sintonizar a TVL em sinal digital é preciso apenas uma TV com conversor digital e uma antena UHF interna ou externa.

Com programação 24 horas por dia, a TVL vai continuar cobrindo todo o trabalho legislativo com transmissões ao vivo, bem como seguir produzindo e veiculando conteúdo jornalístico, educativo, sociocultural e de utilidade pública. A proposta da TV digital é o cidadão participe mais do dia a dia do Legislativo e contribua com os assuntos que tratam do desenvolvimento da cidade.

O presidente da Câmara de Vereadores, Egídio Beckhauser (Republicanos), falou da importância da TVL para a comunidade. “A TVL faz parte da minha história não só agora como vereador e presidente da Câmara, mas também enquanto Secretário e Esportes. Para mim é uma honra conquistar a TV Aberta na nossa gestão como presidente, necessário também destacar que isso já vinha sendo projetado na legislatura passada, com o vereador Marcelo Lanzarin. A população certamente poderá participar cada vez mais de todas ações legislativas e acompanhar o trabalho de cada vereador. Continuaremos trabalhando incansavelmente para que a comunidade se aproxime cada vez mais para construirmos juntos uma Blumenau cada vez melhor”, afirmou.

Para o diretor de comunicação da Câmara de Blumenau, Wagner Schanaider, o canal aberto democratiza a informação e dá mais transparência aos trabalhos legislativos, sendo mais um instrumento de controle social. “Nosso papel é dar ao munícipe a condição de acompanhar a atuação dos parlamentares, se informar sobre o que é discutido na Câmara e então fazer uma análise crítica consistente e embasada sobre seus representantes, oportunizando o exercício da cidadania além do voto”.

A Rede Legislativa de Rádio e TV, administrada pela Câmara dos Deputados, opera no sistema de multiprogramação e permite o tráfego de programações independentes de televisão em um mesmo canal. Assim, a TVL ocupa o 43.2, um dos quatro subcanais do canal 43, que também é utilizado pela TV Câmara (43.1), TVAL (43.3), TV Senado (43.4) e Rádio Câmara (43.5). Após a instalação definitiva no canal digital, a TVL continuará sendo transmitida pelo canal 14 da Net e pelas redes sociais da Câmara de Vereadores de Blumenau.

Tomara que a Câmara reconheça também o trabalho de Antônio Amaro, o Tico, que por muito tempo dirigiu a comunicação da Câmara e um dos batalhadores deste processo, que foi autorizado pela Câmara dos Deputados em 2016, quando Mário Hildebrandt era presidente do Legislativo de Blumenau.

Sobre a TVL Blumenau

A TVL de Blumenau foi a primeira TV Legislativa em Santa Catarina e uma das pioneiras em TVs Legislativas no Brasil. A primeira transmissão da TVL ocorreu em 15 de fevereiro de 2000, com a cobertura da sessão ordinária inaugural daquele ano.

Após um ano no ar, o canal passou a ser compartilhado com a TVAL, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Também surgiram outros programas na grade, como programas de entrevistas, sobre saúde, cultura, esportes e o resumo da semana, alguns deles veiculados até os dias atuais.

Em 2004 começaram as transmissões ao vivo. A primeira foi o velório do ex-prefeito e senador Evelásio Vieira, conhecido como Lazinho. A TVL foi crescendo em importância, sempre focada em ser um instrumento de transparência para aproximar o Poder Legislativo da comunidade e dar publicidade ao trabalho dos parlamentares blumenauenses.

O trabalho público da TVL é reforçado em momentos de grandes acontecimentos em Blumenau, como as transmissões dos desfiles da Oktoberfest, mas principalmente na prestação de serviço nas enchentes.

Uma das grandes contribuições da emissora para a cidade foi durante a tragédia de 2008, que assolou Blumenau com enchentes e deslizamentos. A emissora se uniu à TV Furb e à TV Galega em cadeia e passaram a atuar coordenadamente na busca e difusão de notícias, divulgação de dados e entrevistas com detentores de informações.

A TVL também abre espaço para a ampla cobertura dos pleitos eleitorais do município e do estado. Em dias de eleição a TVL exibe boletins com as informações sobre as votações nos diversos colégios eleitorais e transmite ao vivo a apuração dos votos com comentários de especialistas, sendo uma das primeiras emissoras na divulgação dos resultados.

Como TV pública, a TVL busca fazer uma programação que não apenas atenda aos vereadores, mas desenvolve o lado social com programas e coberturas de interesse da população, sempre prezando pela credibilidade e transparência da informação.

A programação da TVL atualmente é composta pela transmissão ao vivo das sessões ordinárias, solenes, audiências públicas, reuniões das comissões e sessões dos vereadores mirins, além da exibição do telejornal TVL Notícias e dos programas Fala Vereador, Nossa Gente, TVL Comunidade e Resumo da Semana.

Fonte: da redação, com informações da CMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*