Um novo ingrediente pode movimentar ainda mais a eleição para o Senado em Santa Catarina. É que o TSE marcou para 5 de fevereiro a data de julgamento do senador Jorge Seif (PL) por suposto abuso de poder econômico nas eleições de 2022.
Seif ocupa a única das três vagas que não estarão em disputa para o Senado neste ano e uma eventual cassação poderia fazer com que se tivesse uma inédita eleição de três senadores.
Seif foi denunciado pela coligação que envolvia, em 2022, PSD, União Brasil e Patriota, que tinha então como candidato o ex-governador Raimundo Colombo (PSD). Eles acusam o senador do PL de ter usado estruturas privadas, entre elas da Havan, para deslocamento e fazer propaganda eleitoral, além de ter recebido recursos de um sindicato patronal.
Seif foi absolvido no TRE, mas a coligação recorreu. Em 2024, foram solicitadas novas diligências, e agora terá a decisão final, que atinge também os suplentes, entre eles, o empresário de Blumenau Adrian Censi.
Em nota, o senador disse estar tranquilo com o julgamento, pois o caso já foi analisado por duas vezes em Santa Catarina, sempre “com absolvição unânime”.



Seja o primeiro a comentar