Sistema de esgoto chega em mais uma região de Blumenau

Foto: divulgação

Com 12 anos de atuação em Blumenau, a BRK, responsável pelo sistema público de esgotamento sanitário no município implantou 8 mil metros de rede de esgoto no bairro da Glória e a região está liberada para a interligação dos imóveis ao sistema. Os moradores estão sendo comunicados porta a porta sobre a disponibilidade do serviço.

O saneamento básico está diretamente ligado à preservação do meio ambiente. O sistema implantado na localidade visa evitar que o esgoto bruto de cerca de 500 imóveis chegue aos córregos e ribeirões e, consequentemente, ao Rio Itajaí-Açu. “Com a liberação do sistema ao bairro da Glória, a expectativa é que 221 mil litros de esgoto desta região sejam encaminhados diariamente para tratamento, contribuindo com a preservação dos recursos naturais e proporcionando saúde, bem-estar, qualidade de vida e desenvolvimento econômico para cerca de 2,3 mil moradores e comerciantes”, conta Francisco Wessner, gerente operacional da BRK, em Blumenau.

Outro destaque na região é a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto no entorno da Praça Getúlio Vargas, essencial para garantir a funcionalidade do tratamento. “O equipamento tem a função de bombear o esgoto de um ponto mais baixo até outro mais elevado, situação que não permite a prestação do serviço pelo método tradicional usando a gravidade. Com o mecanismo, os efluentes são destinados até a Estação de Tratamento de Esgoto mais próxima, neste caso a ETE Garcia”, explica o gerente operacional. Hoje, Blumenau possui 60 estações elevatórias.

Sistema de esgoto em Blumenau

A cidade conta com mais de 400 quilômetros de redes de coleta de esgoto em operação em 21 dos 35 bairros, sendo cerca de 20 milhões de litros de esgoto tratados por dia. No início da concessão em 2010, apenas 4,8% da população tinha esgoto tratado, hoje o percentual de cobertura está em 47%. E as ações de ampliação e melhorias continuam. Para disponibilizar o acesso ao sistema público de esgotamento sanitário em cada vez mais regiões da cidade, obras de implantação estão em andamento no bairro Velha Central.

Importante papel da população

Para garantir o bom funcionamento da rede coletora e, consequentemente, do saneamento básico, após a disponibilização dos novos sistemas, a população tem o importante papel de efetuar a correta interligação das tubulações internas dos imóveis à rede pública de esgotamento sanitário. A ligação irregular prejudica o tratamento e pode ocasionar que materiais como papelões, plásticos, pedaços de madeira, pedras, entre outros, cheguem nas tubulações.

“As consequências de uma ligação irregular são entupimentos, extravazamentos em vias públicas e até mesmo dentro das residências. Respeitar o padrão das tubulações internas é uma medida que ajuda a manter o bom funcionamento do tratamento de esgoto. Afinal, contribuir para a saúde coletiva e preservação do meio ambiente é um dever de todos nós”, completa Wessner.

Para entender de perto como funciona o sistema de esgoto, a BRK proporciona o Programa Portas Abertas, que abre a Estação de Tratamento de Esgoto para visitação. A iniciativa é voltada para instituições de ensino, comunidades e os mais diversos representantes da sociedade. A ação gera uma proximidade com a comunidade, proporciona conhecimento sobre saneamento e é uma oportunidade de dialogar sobre os serviços e melhorias que a empresa desenvolve na cidade. Para participar, basta entrar em contato com a BRK por meio do e-mail [email protected].

Contato com a BRK

A BRK é a responsável pela operação e manutenção de todas as instalações do sistema público de esgotamento sanitário em Blumenau. Para qualquer necessidade, como a solicitação de serviços, a concessionária mantém canais gratuitos de atendimento, o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 9 9988-0001, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail [email protected].

Fonte: Oficina das Palavras

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*