A Secretaria de Administração da Prefeitura de Blumenau emitiu um comunicado informando que a jornada de trabalho dos servidores da administração direta terão jornada excepcional de 6 horas diárias, das 7h30 às 13h30, entre 12 e 30 de janeiro, no retorno do recesso de final de ano. Com isso, o atendimento fica restrito a este horário no prédio da sede.
Segundo o comunicado, a jornada reduzida não se aplica à Praça do Cidadão, PROCON, Ouvidoria, Praça do Empreendedor e SESOSP, nem aos serviços essenciais e diz ainda que os servidores podem trabalhar 6 horas por dia, desde que façam escalas para manter o atendimento durante todo o expediente.
Segundo o secretário de Administração, Fernando Marcelino, não haverá prejuízo para o atendimento da população. Ele destaca que neste período, o expediente para quem eventualmente precise de algum atendimento nas secretarias que estão na sede da Prefeitura não fechará no horário de almoço, se estendendo até 13h30. Ele aponta a medida com o objetivo de fazer economia e racionalizar a gestão neste período e que a medida é um teste para ser avaliada se será implantada definitivamente para os próximos anos.
O comunicado diz ainda que a realização de “serviço extraordinário somente será permitida mediante prévia e expressa autorização da SEDEAD (secretaria de Administração), sendo consideradas extraordinárias exclusivamente as horas que excederem a jornada semanal prevista para o cargo de servidor nos respectivos planos de carreira.”





Para quem trabalha na parte da manhã (primeiro turno) , o prejuízo no atendimento é claro .