Dia 2 de abril é o dia mundial de conscientização sobre o autismo, uma doença que compromete a percepção social e comunicação dos pacientes. Estima-se que, no mundo, existem aproximadamente 70 milhões de autistas, sendo dois milhões deles no Brasil.
Para marcar a data e dar visibilidade a doença, algumas atividades estão marcadas para Blumenau.
No sábado, 1º de abril, acontece a quarta edição do Piquenique da Inclusão, nos fundos da casa da família Strelow, rua Carlos Roesel, 111, na Itoupava Central, em Blumenau, a partir das 15 horas.
O evento já é tradicional e busca integrar as famílias que possuem filhos com alguma síndrome, como o autismo, deficiências ou perfil neuro-típico, para que possam socializar e brincar sem barreiras e sem preconceito. Em 2016, cerca de 250 pessoas passaram por lá.
Desta vez é esperado um número ainda maior de participantes devido a repercussão que o evento vem ganhando e pelo espaço que permite o aumento de público, seguindo o mesmo formato, em que as famílias levam o que irão lanchar, além de alimentos que são recebidos por doações. Brincadeiras e atividades são realizadas de forma voluntária e as despesas com estrutura de brinquedos provém de doações de empresas e entidades.
A participação é gratuita e não é preciso confirmar presença. Na página @piqueniquedainclusao no Facebook é possível os interessados acompanharem a movimentação ou tirarem dúvidas.
No dia 5, quarta-feira, acontece a Caminhada Pelo Autismo, organizada por alunos do Técnico em Marketing da Faculdade Senac Blumenau. O evento inicia-se as 19h30, com aulão de zumba em frente ao Senac Blumenau, na Rua São Paulo. O percurso seguirá rumo a Prefeitura, onde será organizado um grande ato em celebração ao mês do autista, retornando em seguida, ao Senac. Durante o percurso serão distribuídas água e frutas aos participantes.
A entrada é franca e a organização da Caminha pede apenas que todos os participantes venham trajados de camiseta azul, cor alusiva ao mês do autista.
A Caminhada tem o apoio da Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) de Blumenau, que além deste evento, está programando uma série de atividades alusivas ao mês. “O objetivo é chamar a atenção que a síndrome é muito comum e a importância de um diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo for identificado melhor o tratamento que na maioria dos casos envolve terapias com profissionais habilitados”, afirma o presidente da AMA, Edson Waltrick Mota.
Outros eventos também seguem na semana, como a exposição fotográfica Viagem ao Mundo Azul do fotógrafo Eduardo Guilhon e em conjunto com a Associação de Pais e Amigos do Autista de Blumenau e Microrregião (Ama) há uma programação semanal que incluí caminhada, pintura azul na ponte no início da XV de Novembro e palestras com profissionais da saúde especialistas no tema.
Foto: Eduardo Guilhon / divulgação
Apenas quatro candidatas participarão, nesta terça-feira, 24, da nova eleição para a rainha e princesas da Oktoberfest 2018, faltando cerca de cinco meses para a nossa maior festa. A escolha terá que ser refeita por […]
A exposição será aberta na próxima semana na Casa do Comércio e ficará lá por cerca de um mês. Confira as informações enviadas pela assessoria de imprensa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau. Exposição […]
O Informe Blumenau está publicando, ao longo dos últimos dez dias, uma série de reportagens sobre os projetos de lei apresentados pelos vereadores em 2017, primeiro ano de mandato da atual legislatura, com base nas […]
Seja o primeiro a comentar