Secretário de Saúde de Blumenau fala sobre Policlínica Regional na Câmara

Foto: Rogério Pires/CMB

O secretário municipal de Promoção da Saúde, Douglas Rafael de Souza (PL), esteve nesta terça-feira na Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre a Policlínica Regional, atendendo a um requerimento apresentado pelo vereador Jean Volpato (PT) e aprovado em plenário. O petista questionou os motivos que levaram Blumenau a perder a unidade e os impactos dessa decisão na rede de saúde local.

Douglas é o primeiro suplente de vereador pelo PL, o que levou o presidente da Câmara e colega de partido, Aílton de Souza, o Ito, a brincar ao passar a palavra para o secretário. “Fala na tribuna, já vai treinando!”

Em sua manifestação, o secretário explicou que a inscrição no PAC foi feita pelo Governo do Estado e que cabia ao estado, em conjunto com o Ministério da Saúde, definir a localização da estrutura. E Blumenau, na gestão Mário Hildebrandt (PL), indicou dois terrenos, que foram considerados inadequados.

Douglas também detalhou investimentos em andamento para ampliar o atendimento em saúde, como a ativação do Hospital Universitário, no bairro Fortaleza, e a construção da nova torre do Hospital Santo Antônio, com aporte de R$ 98 milhões do Governo do Estado. Ele apresentou números da rede municipal, como a realização de 7,5 mil cirurgias eletivas e mais de 1,7 milhão de exames apenas no primeiro semestre, e chamou atenção para o déficit de R$ 27 milhões no teto da Média e Alta Complexidade (MAC) desde 2014, pedindo apoio dos vereadores para cobrar o repasse da União.

Assista aqui ao trecho completo da fala do secretário de Promoção da Saúde e as respostas aos questionamentos dos vereadores.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*