Secretaria Estadual de Saúde realiza reunião para implantar a Central de Regulação de Internações Hospitalares da Macrorregião do Vale do Itajaí

Saúde pública é uma dificuldade nacional, e isso não é novidade pra ninguém. A falta de recursos do sistema como um todo, torna o momento de doença de muitas pessoas um problema duplo por terem diante de si um atendimento muitas vezes deficitário. Sem dúvida existem ótimos profissionais nestes espaços, mas sozinhos não dão conta de resolver toda a demanda.

Qualquer ação extra que venha a colaborar com o funcionamento é bem-vindo. E pode ser este o resultado de uma reunião promovida pela Secretaria de Saúde do Estado que acontecerá nesta quarta-feira. Saiba mais no release enviado pela Agência de Desenvolvimento Regional:

hospital internacaoSecretaria Estadual de Saúde realiza reunião para implantar a Central de Regulação de Internações Hospitalares da Macrorregião do Vale do Itajaí

Nesta quarta-feira, 25, representantes da Superintendência de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde vêm a Blumenau para apresentar a política Estadual de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cronograma de implantação da Central de Regulação de Internações Hospitalares (CRIH) da Macrorregião do Vale do Itajaí. A reunião acontece a partir das 9h30min, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau.

As atividades da CRIH da Macrorregião do Vale do Itajaí iniciam no dia 01 de junho, na estrutura onde hoje já funciona a Agência de Desenvolvimento Regional. A unidade terá funcionamento 24 horas, ininterruptamente, todos os dias da semana, regulando as internações hospitalares de cerca de 1,6 mil leitos do SUS de 26 hospitais das regiões do Médio e Alto Vale do Itajaí. Ao todo, 42 municípios e aproximadamente 1 milhão de habitantes parte da área de abrangência da Central.

Com a abertura da Central de Regulação do Vale do Itajaí, Santa Catarina passará a ficar totalmente coberta na regulação das internações hospitalares. Outras sete centrais, instituídas pela Lei Estadual nº 16.158, de 2013, já estão em funcionamento e atendem as regiões da Grande Florianópolis (Capital), Planalto Norte e Nordeste (Joinville), Sul (Criciúma), Meio Oeste (Joaçaba), Grande Oeste (Chapecó), Foz do Rio Itajaí (Itajaí) e Serra Catarinense (Lages).

A Central irá regular o acesso aos leitos e aos procedimentos hospitalares dos estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS, próprios, contratados ou conveniados. O objetivo é garantir o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde às ações e serviços de saúde em tempo oportuno, fazendo a articulação entre as unidades hospitalares solicitantes e executoras dos serviços de saúde da Macrorregião do Vale do Itajaí.

Além da Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau, a Central também realiza o atendimento aos municípios abrangidos pelas agências de Brusque, Ibirama, Ituporanga, Rio do Sul, Taió e Timbó.

A Central de Regulação do Vale do Itajaí ficará na rua Braz Wanka, nº 238, bairro Vila Nova, em Blumenau.

Fonte: Julia Voigt | Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*