A Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau se mobiliza para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, que ocorre em todo o Brasil entre os dias 20 e 31 de outubro de 2025. A avaliação é um dos mais importantes diagnósticos da educação brasileira, envolvendo todos os estudantes do ensino fundamental, do 5º ao 9º ano.
Mais do que uma prova de Língua Portuguesa e Matemática, o Saeb é fundamental para o futuro da nossa cidade. Os resultados, somados às taxas de aprovação, formam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que funciona como um termômetro que mede a qualidade do ensino em cada instituição de ensino e no município, sendo essencial para o planejamento de novas Políticas Públicas e a busca por mais investimentos para a Educação de Blumenau.
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), realiza um trabalho contínuo de acompanhamento pedagógico nas instituições de ensino, buscando garantir que o desempenho dos estudantes reflita seu real aprendizado.
“O Saeb é o momento em que vemos o resultado de um trabalho construído a muitas mãos: instituição de ensino, estudantes, professores e comunidade. Mais do que avaliar, a prova nos orienta a construir o futuro da Educação na nossa cidade. Por isso, o apoio da família é o que garante que tenhamos um retrato fiel do nosso ensino para que possamos avançar ainda mais”, ressalta a secretária de Educação, Simone Probst.
Nesse processo, o papel da família é decisivo. A participação consciente e dedicada de cada estudante constrói um diagnóstico fiel da nossa realidade escolar. Por isso, a conversa em casa, o incentivo e o apoio dos pais e responsáveis no dia da prova fazem toda a diferença. É um compromisso coletivo que fortalece o vínculo entre a instituição de ensino e a comunidade.
Ao participar do Saeb, o estudante não está apenas realizando uma avaliação individual, mas contribuindo ativamente para a melhoria do ambiente escolar de todos e para o futuro da Educação pública da nossa cidade.
Fonte: PMB





Seja o primeiro a comentar