Secretaria de Cultura assina mais de R$ 1,8 milhão em recursos para projetos culturais

Foto: Maria Vitória Lobe/SMC

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) repassou na sexta-feira, dia 27, os valores destinados ao município pela lei de fomento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Ao todo, foram liberados R$ 1.840.000 para 144 projetos, sendo 130 no segmento dos Agentes Culturais e 14 no da Cultura Viva. A lista com os contemplados e os valores de cada um pode ser consultada no portal de Gestão de Editais de Cultura.

“É um momento especial para a equipe da secretaria, pois vencemos grandes desafios para conseguir concretizar este edital. A premiação contempla desde pessoas físicas até coletivos culturais. Isso demonstra que conseguimos aplicar um edital inclusivo, que reconhece tanto o artista individual quanto as organizações que movimentam nossa cena cultural”, comentou o secretário municipal de Cultura, Sylvio Zimmermann Neto.

Para ele, a liberação desse valor representa muito mais que um simples repasse de recursos. “Estamos falando de um investimento direto na economia criativa de Blumenau, que historicamente tem sido um dos pilares de nossa identidade cultural. Estes recursos fortalecem a nossa cadeia produtiva cultural ao valorizar os artistas locais”, salientou.

Cadeia produtiva

A PNAB, instituída pela Lei 14.399/2022, destina recursos do Ministério da Cultura para o setor em todo o país, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva, estimular a criação, circulação e difusão de obras artísticas, além de preservar o patrimônio cultural. Em Blumenau, os prêmios foram distribuídos nas seguintes áreas: artes visuais, design e moda, biblioteca, literatura e livro, cinema e vídeo, cultura popular e artesanato, comunicação e formação em cultura, dança, música, patrimônio material e imaterial, teatro e circo e multicultural. Os dois editais somados representam o maior volume de premiados culturais da história de Blumenau.

Link dos editais:

Agentes Culturais
Cultura Viva

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*