Santa Catarina discute Reforma Tributária e finanças dos Estados na sétima edição do Cosud

Foto: Roberto Zacarias/Secom

Santa Catarina participa dos painéis e grupos de trabalho que colocam em discussão a Reforma Tributária e as finanças dos Estados na 7ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), iniciado nesta quinta-feira, 2, no Rio de Janeiro.

Além do governador Jorginho Mello, estão presentes no evento os secretários de Estado Cleverson Siewert (Fazenda), Edgar Usuy (Planejamento), Moisés Diersmann (Administração) e Carmen Zanotto (Saúde). A programação desta sexta-feira, 3, tem como tema principal Reforma Tributária: construindo a reforma necessária.

A conferência propõe um debate sobre os impactos da Reforma Tributária. Autoridades e técnicos dos sete Estados que integram as duas regiões entendem que o novo modelo tributário em discussão simplificaria o atual sistema, reduzindo a carga de impostos e aumentando a arrecadação. Durante o evento também foi defendida a criação de um fundo de compensação de perdas de Estados e municípios, assim como a mudança de tributação do ICMS da origem para o destino.

“É uma grande oportunidade estar reunido, interagindo e trocando experiências com vários estados e pessoas do mercado para aprimorar cada vez mais nosso processo de entendimento da economia e de gestão estadual. A Reforma Tributária é um tema absolutamente urgente para o nosso país, que tem mudanças expressivas sendo trabalhadas, com reflexos na economia, na população catarinense e no Brasil como um todo. Cada vez mais se percebe que a convergência de informações, a convergência de vontades está acontecendo. Temos esperança que isto possa se traduzir em retornos positivos para o nosso país”, destacou o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert.

Em uma das reuniões temáticas, os secretários estaduais defenderam a cooperação técnica e operacional entre os Estados para a melhoria das administrações tributárias e do ambiente de negócios para os contribuintes das regiões Sul e Sudeste. Já no âmbito da gestão financeira, o destaque foi a dívida dos Estados com a União.

Ainda na tarde desta sexta, o governador Jorginho Mello e os demais governadores presentes no evento se reunirão no Palácio Guanabara com o presidente da Fundação Getulio Vargas (FGV), Carlos Ivan, e representantes das Federações das Indústrias dos Estados do Sul e do Sudeste. Em seguida, os chefes de Estado farão um pronunciamento à imprensa.

Fonte: Governo SC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*