Rodrigo Ramos é exonerado da secretaria de Cultura de Blumenau e Sylvio Zimmermann volta para a Prefeitura

O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) reassume ainda esta semana a secretaria de Cultura de Blumenau, no lugar do jornalista Rodrigo Ramos, que disse ter sido comunicado da decisão do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) através de um telefonema do chefe de Gabinete, César Botelho, de não mais de 30 segundos. Nenhum motivo teria sido repassado para ele.

Umas das possibilidades aventadas por colegas da imprensa seria o fato desta terça-feira de carnaval ter acontecido a Rota de Lazer, que fecha a Rua XV de Novembro para o trânsito, de responsabilidade da Secretaria de Cultura. Mas como a maioria das lojas abriu suas portas, houve muita reclamação, e a rua foi reaberta ao meio dia, por ordem do prefeito.

Não acredito nisso, pode ter sido a gota d’água de algo maior. Procurei o Chefe de Gabinete, mas não consegui contato.

Rodrigo Ramos ficou quase sete anos no cargo, entrando na gestão de Napoleão Bernardes (PSD) ainda em 2016. Em maio de 2021 pediu exoneração, depois de uma polêmica envolvendo a eleição do Conselho Municipal de Cultura e segmentos do setor evangélico, que se organizaram para participar do processo. Quatro meses depois, Ramos voltou para a pasta, mas a relação dele e alguns representantes do setor evangélico, entre eles vereadores, nunca esteve pacificada.

Sylvio Zimmermann era o responsável pela cultura antes de Rodrigo, entre 2013 e 2016, deixando a pasta para concorrer a vereador, cargo para qual foi eleito. Em 2021 substituiu Rodrigo quando este deixou a Cultura, e depois foi para a secretaria de Desenvolvimento Econômico e depois voltando para Câmara Municipal como primeiro suplente que era do PSDB, na vaga de Alexandre Matias.

Sylvio diz que ainda tem questões para resolver na Câmara, promete participar da sessão desta quinta-feira e quer dar continuidade a uma frente proposta por ele, para acompanhar e pressionar para as obras de duplicação da BR 470.

A mudança confirma a informação dada aqui no ano passado, de que Sylvio não ficaria no Legislativo em 2023. O PSDB deve fazer um revezamento dos suplentes e o primeiro da lista agora é Fernando Mantau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*