Requerimento da CPI do esgoto é protocolado, saiba quem pode compor a comissão

Foto: Rogério Pires/CMB

Na sessão desta quinta-feira, o vereador Diego Nasato (Novo) anunciou que estava protocolando o requerimento para a abertura da CPI para investigar o contrato de esgoto em Blumenau. O documento contava com 14 assinaturas, apenas Jovino Cardoso Neto (PL) não assinou.

Vale lembrar que o prefeito Egidio Ferrari (PL) liberou a base governista para assinar, depois que cinco vereadores – o mínimo necessário – assinaram.

Agora o requerimento vai para a Procuradoria Jurídica, para o parecer. O Informe ouviu que pode haver problema com o objeto da CPI – o contrato com a BRK -, mas também ouvimos da boca do líder do Governo que, se isso acontecer, serão feitos os ajustes necessários para que a CPI saia, pois há o “interesse da administração em deixar tudo transparente.”

Caso a CPI avance, começa a definição dos seus membros. Como o proponente, Diego Nasato, não especificou o número de integrantes, cabe ao presidente da Câmara, Aílton de Souza, o Ito (PL), definir, e ela deve ser de cinco membros.

Diego Nasato estará nela, por ser o proponente. Ele faz parte do bloco de nove vereadores, que se alinharam para conquistar a mesa. Este bloco tem direito a três indicações. Uma está definida, as outras duas devem ser de Flávio Linhares e provavelmente Egídio Beckhauser (Republicanos).

As minorias – PP, Federação PSDB-Cidadania e PT – podem escolher dois, um por partido, de acordo coma votação. Assim, o PP deve escolher Almir Vieira e a Federação, Bruno Cunha (Cidadania).

Dos cinco vereadores que assinaram por primeiro o requerimento pedindo CPI, apenas Nasato estará na investigação. Todos os demais têm vínculo, de uma forma ou outra, com a administração municipal, responsável pela assinatura do quinto aditivo do contrato, que gerou toda esta celeuma.

2 Comentário

  1. Esperamos que a CPI saia do papel e vamos ficar atentos aos membros da CPI , principalmente nos subservientes do executivo.
    Digo subservientes porque ficou provado na busca das assinaturas, que a base aliada do executivo assinou somente após o vereador Diego obter as 5 assinaturas necessárias e o prefeito e chefe de gabinete AUTORIZAREM” a base aliada para assinar .
    Vereador é eleito pelo povo, deve responsabilidade para o povo , mas após o eleitor apertar o “confirma” , tudo muda e muitos passam a ser subservientes do executivo para ganharem cargos nas secretarias e outras benesses que para muitos são desconhecidas . Tem um velho ditado que diz : ” Quem se vende , nada vale ” .

  2. Não vai dar em nada senhores, perdendo tempo e consumindo o dinheiro público em horas extras e proventos destes vereadores meia pataca….Eisto tem que para, baaaasstaa.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*