Qual será o impacto da pandemia na abstenção em Blumenau?

Uma das grandes curiosidades desta eleição em tempos de pandemia em Blumenau é saber quantos eleitores deixarão de votar neste domingo.

Nas últimas quatro eleições municipais, esta média variou entre 9% – na última, em 2016 – e 13%. Há quatro anos, cerca de 20 mil eleitores, de um total de pouco mais de 230 mil, deixaram de comparecer. Este ano o eleitorado está na casa dos 247 mil e se pensarmos na média de 10%, daria algo em torno dos 24, 25 mil eleitores.

E com a pandemia, como serão estes números? Para se der uma ideia, pelos dados de sábado, 2.354 pessoas estão em tratamento da Covid em Blumenau e já podem ser contabilizadas como abstenções.

E depois de tanto tempo pedindo para as pessoas com mais de sessenta anos ficarem em casa, evitarem sair, será que elas irão votar?

Aliado a tudo isso, ainda tem o descrédito da política. Mesmo com 12 candidatos a prefeito e mais de 360 a vereador, ouvi de um comerciante – fora do grupo de risco – nesta semana que não valia a pena sair para votar, era melhor aproveitar o domingo descansando.

Tem gente que aposta em 20% de abstenção, que neste caso, seria quase cinquenta mil pessoas. Uns mais preocupados falam até em 30%. Lembrando que o voto é obrigatório, mas a multa por não votar é de R$ 3,50.

E ainda tem os votos brancos e nulos, aquelas pessoas que saem de casa para votar mas preferem dizer não para todos os candidatos. Retirados estes votos, aí sim que são computados os votos válidos. Em 2016, para prefeito, foram cerca de 28 mil, mais ou menos 13%.

Na última eleição, de 230.167 eleitores, 180.879 votos foram considerados válidos. Com 247.014 eleitores, qual será o índice neste dia 15? Pode fazer toda a diferença.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*