PSOL de SC sinaliza que pode deixar a Frente Democrática

Imagem: divulgação

Nesta quarta-feira, 13, os partidos que formam a Frente Democrática se reúnem para bater o martelo sobre a chapa majoritária. Já antevendo a construção da nominata mais ao centro, com a possibilidade de perder a vaga para o Senado, o PSOL catarinense sinaliza que pode deixar a Frente, indo para uma candidatura própria. As lideranças do PSOL entendem que não estão sendo contempladas nesta composição.

O Partido emitiu uma nota oficial nesta manha, confira.

Hoje, ao final do dia, a Frente Democrática deverá se reunir para definir a composição da chapa majoritária. Sabemos que se desenha uma maioria de partidos, entre eles a Federação PSOL – REDE, em apoio à pré-candidatura de Décio Lima, do PT, para governador. Mas algumas indefinições nos preocupam.

O PSOL, desde as primeiras conversas entre os partidos que se dispõem a compor a Frente Democrática, vem afirmando compromisso com a unidade diante dos desafios que estão colocados na conjuntura. Essa unidade precisa ser ampla, é verdade, mas também tem que ser efetivamente transformadora com um programa que enfrente a crise econômica, social e política instalada em Santa Catarina.

Nacionalmente deliberamos em favor da eleição de Lula já no primeiro turno e este deve ser, para nós, o principal referencial para ajustar a definição. Com este firme propósito, apresentamos e reafirmamos a pré-candidatura do PSOL ao Senado. Temos respeito pelo PDT e sua disposição de compor essa unidade conosco, mas consideramos inoportuno abrir espaço destacado na chapa majoritária em favor do impulsionamento da candidatura Ciro Gomes, enfraquecendo o potencial eleitoral em favor de Lula. Esta decisão é contraproducente e insensata.

O PSOL, se necessário, poderá optar por caminho próprio a depender do desenrolar dos encaminhamentos. Temos legitimidade, gestos, e capacidade para reivindicar aos demais partidos nosso espaço. Nossos limites nessa composição sempre foram públicos. E é esse o jeito do PSOL de fazer política, com transparência e responsabilidade programática.

Santa Catarina, 13 de julho de 2022.

Mario Dutra
Presidente Estadual do PSOL.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*