Programação do Setembro Branco da Inclusão conta com mais de 50 ações em Blumenau

Imagem: divulgação

Blumenau terá em 2025 a maior edição do Setembro Branco da Inclusão da história do município. Ao todo, a programação contará com mais de 50 ações voltadas à promoção da acessibilidade, conscientização e valorização das pessoas com deficiência. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria da Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep).

“O Setembro Branco da Inclusão reforça o compromisso de Blumenau em ser uma cidade cada vez mais acessível e inclusiva. Ter a maior edição da história demonstra que estamos avançando. É um orgulho ver a mobilização da comunidade, das instituições e do poder público em torno dessa causa”, destaca o prefeito Egidio Ferrari.

Iniciada ainda em agosto com o Feirão de Empregos e a emissão gratuita do laudo caracterizador de deficiência, o evento seguirá até o fim do mês de setembro. A programação completa conta com 52 ações, que estão sendo realizadas em instituições de ensino, empresas privadas e órgãos públicos e autarquias do município.

“Nosso objetivo é mostrar que a inclusão precisa estar presente em todos os espaços: na escola, no trabalho, no lazer e no convívio social. Essa programação com mais de 50 ações é uma oportunidade de conscientizar e sensibilizar a população sobre a inclusão das pessoas com deficiência”, afirma a secretária da Seidep, Bruna Daniel.

Um dos temas mais abordados ao longo da programação será o capacitismo, termo utilizado para definir atitudes discriminatórias ou preconceituosas contra pessoas com deficiência. A proposta é promover reflexões e debates que ajudem a desconstruir estereótipos e a combater práticas que limitam ou desvalorizam as capacidades desses cidadãos, reforçando a importância do respeito e da igualdade de oportunidades.

Programação:

1º a 15/9
CEI Bruno Schreiber – Exposição informativa “Todos pela inclusão das deficiências”, com imagens, frases e símbolos das deficiências.

4/9
9h – CEI Daniel Bressanini – Desfile alusivo ao aniversário de Blumenau. Abertura: banda da EBMB Gustavo Richard. Haverá um pelotão com o tema: Blumenau + inteligente inclui a todos! Todos de camisetas brancas e pompom branco.

10h e 15h – EBM Prof. João Joaquim Fronza – Vivências sobre Paradesporto nas aulas de educação física, das turmas de 3º ano ao 9º ano: tênis de mesa, vôlei sentado, goalball e basquete de rodas.

14h30 – CEI Pastor Nirton dos Santos – “No calor de um abraço, todos tem um lugar”. Exibição de curtas-metragens e roda de conversa.

5/9
10h – CEI Frei Odorico – Todos os servidores e as crianças usarão camisa branca em apoio às pessoas com deficiências. Confecção de cartões sobre o tema.

11h30 – CEI Olga Brehmer – Entrega de poesia sobre o tema inclusão.

8/9
CEI Robert Rudolph Barth – Caixa tátil inclusiva: Vivência com venda nos olhos.

9h30 – CEI Evalino Roth – Teatro: “Esta é Silvia”. Cenário com bonecas, fantoches e brinquedos de papelão. Roda de conversa com a estudante usuária de cadeira de rodas.

9/9
9h – Acevali – Oficina inclusiva de bombas de sementes. Palestra sensorial conduzida pela equipe da Semmas.

14h – EM Carlos Manske – Palestra: “O que é a libras?”.

10/9
9h30 – CEI Alwin Knaesel – Tenda sensorial: Atividade Inclusiva e de Consciência Social. Espaço com materiais e texturas variadas para exploração tátil.

11/9
8h – ETSUS – Dia especial no Programa de Aperfeiçoamento do Servidor (PAS), alusivo ao Setembro Branco da Inclusão.

8h30 – Seidep – Café com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para nova etapa de construção do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência.

12/9
9h30, 14h e 16h – Samae – Dia para os servidores usarem camisa branca e roda de conversa com a Seidep sobre o tema “Capacitismo”.

10h e 13h30 – EBMB Vereador Erno Bublitz – Roda de conversa com professor surdo Patrício Fernando Vega Garrão: “a importância do contato das pessoas surdas com a comunidade ouvinte e vice-versa”.

13/9
8h – ESF Geraldo Sobrinho – Sabadável (Sábado Saudável): ações para a comunidade.

15/9
9h – Secretaria de Cultura – Palestra sobre Capacitismo para os servidores.

15/9 a 3/10
Centro Esportivo Bernardo Wolfgang Werner- Jogos Estudantis da Primavera de Blumenau (JEPB). Ações sobre inclusão durante toda a programação dos jogos.

15/9
8h e 14h – EBM Profª Adelaide Starke – Todos de camiseta em alusão ao branco da inclusão e conversa no momento cívico sobre o tema.

14h – CEI Paulo Zimmermann – Contação de histórias relacionadas à inclusão das pessoas com deficiência, organização de painel informativo e criação de Espaço de acomodação sensorial (canto de regulação) para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em momentos de crise.

16/9
CEI Oswaldo Burguer – Programação da 2º semana de valorização da vida.

7h30 – EBM Alberto Stein – A arte da inclusão: todos com camiseta branca. Discussão sobre inclusão e construção de cartazes.

14h30 – CEI Maria Salete Strauch – Apresentação do vídeo musical “Betina é autista, Josué não anda e nem vê”.

17/9
EBM Henrique Alfarth – Momento cívico alusivo à inclusão.

8h30 – CEI Nazaré – Chá literário inclusivo. Contação de histórias de inclusão com a escritora Shirley Dickmann.

9h30 – CEI Wally Serena Brandes- Movimento de contação de histórias e todos usando camisa branca.

14h – CEI Adélio Carlini – Setembro branco: inclusão e valorização da vida.

15h – Casa São Simeão – Coral inclusivo: promover a inclusão e a socialização entre pessoas idosas.

19h e 21h – Unisociesc – Grupo de apoio aos familiares de pessoas com deficiência.

18 e 19/9
EBM Henrique Alfarth – Circuito da inclusão: vivências de práticas corporais adaptadas para pessoas com deficiência para diferentes tipos de deficiências.

18/9
CEI Leonardo Laurindo Terres – Campanha do Abraço e uso de camiseta branca pelos profissionais do CEI.

8h e 11h – Auditório do Campus II da Furb – Palestra para os servidores da Semudes com Daiane Mantoanelli em parceria com a Seidep – “Inclusão, políticas desenvolvidas na cidade, avanços e desafios”.

8h10 – EMBM Prof. Oscar Unbehaun – Contação de história em Libras: “A melodia da amizade”.

9h e 16h – Secretaria de Cultura – Setembro Branco da Inclusão: Arte que inclui!

19/9
10h – EEB Cel. Pedro Christiano Feddersen – Encontro formativo sobre capacitismo.

14h – CEI Thiago Anzini – Ampliação de repertório, música e poema em libras. Todos usando branco.

20/9
Centro Esportivo Bernardo Wolfgang Werner – Festival Paralímpico.

14h – Instituição Sorrir para Down – “21 motivos para acreditar na inclusão”. Exposição interativa.

15h – Norte Shopping – Café com Libras.

22 a 26/9
Shopping Park Europeu – palestras sobre Capacitismo para lojistas; exposição com atletas modalidades do Paradesporto.

23/9
9h – ETSUS – Encontros formativos sobre Percepção de Risco e Resposta a Emergências para pessoas com deficiências.

24/9
CEI Cilly Jensen – Confecção de um botom com novo símbolo da inclusão e usá-lo juntamente com camiseta branca.

26/9
CEI Prof. Anselmo A. Hillesheim – Dia de vestir roupas brancas e celebrar a inclusão.

9h40 – EIM Dr. Blumenau – Professores regentes farão rodas de conversa com os alunos sobre o Setembro Branco da Inclusão, usando vídeos e histórias.

12h – CEI Frei Silvério Weber – Folder informativo e movimento para distribuição na comunidade. Todos serão convidados a usar camiseta branca.

27/9
EBM Lauro Müller – Prefeitura nos Bairros. Edição especial: Setembro Branco da Inclusão.

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*