Professores da Etevi, o Ensino Médio da Universidade Regional de Blumenau (FURB), foram premiados pelo Ministério da Educação em evento realizado na manhã desta terça-feira, 9, que contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana. A premiação reconheceu escolas que apresentaram os melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade da educação no Brasil. Em 2024, a escola conquistou a maior nota do Ideb entre as escolas de Ensino Médio em Santa Catarina.
Denise Anzorena, diretora da Etevi, avalia que o reconhecimento é fruto de uma conquista coletiva. “A conquista do primeiro lugar no Ideb pela Etevi foi recebida com muito orgulho. São práticas bem-sucedidas que estão sendo valorizadas, o que nos deixa muito satisfeitos”, destaca. Para Marcia Sardá Espindola, reitora da FURB, a nota conquistada pela escola e o reconhecimento pelo Ministério da Educação reflete a excelência do ensino promovido pela escola. “Nossa escola de Ensino Médio tem uma alta qualidade na capacitação dos professores, no uso dos espaços que a universidade tem. E esse reconhecimento mostra a qualidade do Ensino Médio que a FURB oferece. Para nós, é um grande orgulho, um dia de comemoração por esse feito”, ressalta.
Os professores premiados receberam vouchers que devem ser usados para a aquisição de equipamentos de tecnologia, como computadores e tablets. A premiação, que deve atingir quase 4 mil professores em todo o país, é uma das ações do programa Mais Professores para o Brasil, iniciativa do Governo Federal que visa valorizar, formar e atrair professores para a Educação Básica. “Mais de 60% da qualidade da aprendizagem do aluno do Ensino Fundamental depende do professor e muitas vezes o professor não é uma profissão reconhecida no país. O professor é a profissão mais importante de uma nação, porque todos passam por ele”, destacou o Ministro.
O evento contou com a presença dos deputados federais catarinenses Pedro Uczai e Ana Paula Lima, professores da Educação Básica e reitores de instituições de Ensino Superior. A data marcou, ainda, a entrega simbólica da Carteira Nacional Docente, documento oficial do Ministério da Educação que reconhece a profissão docente em todo o país.






Seja o primeiro a comentar